Publicidade

FSR 4 é ativado em uma RX 6800 XT entregando maior qualidade de imagem

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Sergio Oliveira/Canaltech
Sergio Oliveira/Canaltech
Tudo sobre AMD

Com o lançamento das Radeon RX 9000, a AMD também trouxe a nova versão de sua suite de recursos para jogos. O FSR 4 precisa de GPUs RDNA 4 para funcionar em todo seu potencial, mas já encontraram uma forma de fazer com que a tecnologia funcione em placas Radeon mais antigas. Um usuário do fórum chinês Chiphell afirma que conseguiu ativar o recurso em sua RX 6800 XT e até ganhou mais qualidade de imagem.

Estamos falando de uma GPU RDNA 2, de duas gerações atrás e que fisicamente não tem qualquer capacidade de lidar com o FSR 4. Mesmo assim, o dono da placa de vídeo conseguiu fazer isso em Stellar Blade, mas com um ponto negativo considerável.

GPUs RDNA 2 com FSR 4 têm grande perda de desempenho

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Embora ele tenha conseguido qualidade visual melhor em relação ao FSR 3, houve uma queda de desempenho entre 10% e 20%. Como a RX 6800 XT ainda é uma GPU forte e consegue rodar o game acima de 100 FPS facilmente, essa queda fez com que a taxa de quadros por segundo ficasse entre 100 e 107 FPS, o que é aceitável, considerando a melhoria na qualidade de imagem.

O FSR 4, desde que teve seu código fonte vazado sem querer, também já foi usado em GPUs RDNA 3, como a RX 7900 XTX. Nesse caso, existe também uma queda de desempenho, embora menor, menos de 10%. O prejuízo maior na GPU RDNA 2 acontece por conta da ausência de instruções WMMA (Wavefront Matrix Multiply Accumulation).

O FSR 4 entrega qualidade de imagem consideravelmente melhor que o FSR 3 e suas variantes nas GPUs RDNA 4 por conta do uso de IA. Porém até mesmo as Radeon RX 9000 registram quedas na performance, mas abaixo de 5%.

A implementação manual do FSR 4 em jogos, para que seja usado por GPUs AMD mais antigas, não é tão simples, já que precisa de DLLs e driver específicos.

Veja mais do CTUP: