Radeon RX 9070: 4 novidades incríveis das novas GPUs da AMD
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira | •

A estreia das GPUs AMD RDNA 4 aconteceu com duas placas de vídeo: as Radeon RX 9070 e 9070 XT. Com grande foco nas novidades da nova arquitetura, essas placas prometem entregar mais desempenho em ray tracing e processamento de IA com as novas gerações de núcleos voltados para essas tarefas. Essas GPUs se beneficiam ainda do FSR 4, que chega também com grandes novidades.
- Por que a AMD não vai competir com as GPUs topo de linha da NVIDIA?
- 4 maiores melhorias das novas Radeon RX 9070 em relação às RX 7900
Essas características são as que mais a AMD fica atrás da NVIDIA. Desde a estreia da primeira geração RDNA com as Radeon RX 5000, o Time Vermelho não conseguiu evoluir o desempenho o bastante em ray tracing e IA, além de o FSR sempre ter ficado atrás do DLSS em qualidade de imagem e performance. Mas isso tem tudo para mudar com a nova geração.
Pensando nisso, vamos ver as 4 maiores novidades das novas GPUs AMD Radeon RX 9070.
4. Grande evolução em processamento de IA
A primeira geração com núcleos voltados para IA foi com as Radeon RX 7000 (RDNA 3). Isso é algo bastante novo para o Time Vermelho nessa linha de GPUs voltadas para games. Agora com as Radeon RX 9070 e a nova arquitetura gráfica, marca a chegada da segunda geração com grande ganho de desempenho.
Os benchmarks próprios da AMD mostram que a performance em IA dobra com as GPUs RDNA 4 em relação as RDNA 3. Esse, inclusive, é o aspecto que mais aumenta, sendo quase o dobro de melhoria que os núcleos para ray tracing apresentam nessa nova geração.
Essa capacidade poderá ser usada em diversas aplicações profissionais, mas um dos maiores objetivos da AMD com esses núcleos é aumentar a performance em jogos com o FSR 4, que será exclusivo das GPUs RDNA 4 e terá total foco em upscaling e geração de quadros via IA.
3. Desempenho em ray tracing melhor do que nunca
Outro grande avanço das Radeon RX 9070 é o maior desempenho em ray tracing por conta da 3ª geração de núcleos voltados para essa tarefa. A primeira geração dos aceleradores de ray tracing estreou com as Radeon RX 6000 (RDNA 2), oferecendo um desempenho bem tímido, algo viável só nas GPUs high-end. Tímida também foi a evolução para as Radeon RX 7000.
Agora com as GPUs RDNA 4, a AMD promete um salto de mais do que o dobro de performance em relação às GPUs RDNA 2, sendo a maior evolução entre gerações. Isso significa que os donos das novas placas de vídeo do Time Vermelho conseguirão ter desempenho consideravelmente melhor em jogos com ray tracing e aplicações que usam a tecnologia.
2. Suporte exclusivo ao AMD FSR 4
Uma das maiores vantagens das Radeon RX 9070 é o FSR 4. A nova versão da suite de recursos para jogos da AMD traz mudanças importantes. A principal e maior delas é o uso de rede neural para aprimorar a qualidade e o desempenho do upscaling e gerador de quadros através de IA.
Essa é uma mudança que segue o caminho da NVIDIA com o DLSS desde a primeira geração, que usa IA para aprimorar o desempenho e a qualidade de jogos, até mesmo para ray tracing com o Ray Reconstruction do DLSS 3.7, disponível para todas as GeForce RTX.
A rede neural da AMD, que faz o treinamento de modelos de IA para jogos com o FSR 4, é equipada com aceleradoras Instinct. Além disso, por usar a API do FSR 3.1, os desenvolvedores podem implementar a nova versão da tecnologia mais fácil e rapidamente, fazendo com que mais jogos tenham suporte em um curto espaço de tempo.
1. Preço de 1440p, desempenho de 4K
A AMD garante que as Radeon RX 9070 e RX 9070 XT terão desempenho para 4K, mas custando o valor de uma placa de vídeo para 1440p (ATUALIZAR COM OS PREÇOS DEPOIS). Benchmarks do Time Vermelho mostram que a RX 9070 chega a ser até 21% melhor que a Radeon RX 7900 GRE em 4K, com vantagens em ray tracing que vão de 11 a 34% nos jogos testados.
Já a RX 9070 XT chega a ser até 26% melhor que uma GeForce RTX 3090, que chegou custando US$ 1.499. Em relação a uma RX 6900 XT, GPU com preço de lançamento de US$ 999, essa vantagem sobe para 51%. Comparada com uma RX 7900 GRE, a RX 9070 XT tem desempenho até 66% superior em jogos com ray tracing em 4K e desempenho médio 42% maior.
Para efeito de comparação, uma RX 7900 GRE tem desempenho similar a da RTX 4070 SUPER, até um pouco melhor em rasterização. Com esses 42% a mais da RX 9070 XT, é possível que ela entregue algo próximo da RTX 4080 ou até 4080 SUPER, o que acaba se encaixando perto da RTX 5070 Ti, sua real concorrente.
Infelizmente, para os colecionadores de plantão, essa nova geração de placas de vídeo da AMD não terá modelos referência como sempre aconteceu e as imagens divulgadas são somente renders 3D.
Veja mais do CTUP: