Publicidade

Drivers defeituosos causam tela azul em CPUs Intel de 13ª geração

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Intel'
Intel'
Tudo sobre Intel

O microcódigo de alguns processadores Intel Core de 13ª geração estava causando falhas críticas no Windows, resultando na famigerada Tela Azul da Morte (BSOD). O erro que acusava CPU Não Suportado já foi identificado pela Intel e será corrigido através de um novo firmware.

Inicialmente, o problema parecia ser mais recorrente em placas-mãe da MSI, mas nas últimas semanas donos de placas Gigabyte e Asus também acusaram a falha. Isso levantou a suspeita de que não se tratava de uma falha ligada ao chipset e firmware das placas, mas ao próprio processador.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Modelos específicos

A Intel identificou que se trava de uma questão relacionada ao código interno de alguns processadores Raptor Lake. Segundo a empresa, os modelos com IDs 0xB0671, 0xB06A2 e 0xB06A3 com microcódigos versão 0x119 e 0x4119 começaram a apresentar a BSOD após atualizações KB5029331 do Windows 10 e KB5029332 e KB5029351, ambas do Windows 11.

A recomendação, caso o sistema comece a apresentar o erro de CPU Não Suportado, é realizar o rollback da atualização do Windows e aguardar até que a Intel libere atualizações para os processadores de 13ª geração afetados pelo erro.

Apesar de já ter reconhecido o problema e estar trabalhando em uma solução, a Intel e as fabricantes de placas-mãe não divulgaram uma data para a correção, apenas afirmando que será em breve. Por precaução, o ideal é sempre atualizar a BIOS de sua placa-mãe para a versão mais recente.

Fonte: Wccftech