Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Downfall | CPUs Intel perdem 39% de desempenho com correção de falha

Por| Editado por Jones Oliveira | 11 de Agosto de 2023 às 14h40

Link copiado!

Divulgação: Intel/ Montagem: Felipe Vidal/Canaltech
Divulgação: Intel/ Montagem: Felipe Vidal/Canaltech
Tudo sobre Intel

Uma vulnerabilidade grave foi descoberta em algumas gerações de processadores Intel nos últimos dias. Chamada de Downfall, a falha atinge modelos com o conjunto de instruções AVX2 e AVX-512 para roubar dados sigilosos. Agora, testes preliminares do site Phoronix revelam que a correção via microcódigo disponibilizada pela Intel realmente afeta a performance dos processadores.

Quando a brecha foi descoberta pela Intel, a companhia alertou que, ao lançar uma atualização de microcódigo para amenizar a situação, até que uma correção permanente fosse encontrada, os usuários poderiam observar quedas de desempenho de até 50% em certos fluxos de trabalho.

Para entender os efeitos na queda de performance, o site testou os processadores Xeon Platinum 8380, um Xeon Gold 6226R e um Core i7-1165G7. Os benchmarks foram realizados pela plataforma Intel oneAPI.

Continua após a publicidade

Com o Xeon Platinum 8380, o máximo de desempenho perdido foi no OSPRay 2.12, com queda de 34%. Aplicações de IA, como a Neural Magic DeepSparse 1.5, Tencent NCNN e a QMCPACK resultaram em 17%. O OpenVKL 1.3.1 registrou 6%.

Os resultados do Xeon Gold 6226R foram bem similares, demonstrando um certo padrão de como o microcódigo atua para impedir o Downfall. O OSPRay captou queda de 33%, enquanto 20% de desempenho foi perdido ao rodar o Neural Magic DeepSparse 1.5.

Já com o Core i7-1165G7, os resultados foram um pouco mais extremos em certos cenários. O mesmo teste do OSPRay 2.12 gerou perdas variáveis de 19% a 39%. Em OpenVLK 1.3.1 a performance foi reduzida em 11%.

Continua após a publicidade

O que isso significa na prática?

Como já foi comentado na notícia original sobre o Downfall e o Inception da AMD, essas vulnerabilidades atacam alvos específicos que utilizam cargas de trabalho pesadas, usuários com dados sensíveis e empresas cheias de informações sigilosas, por exemplo.

Essa redução no desempenho em certas aplicações não faz sentido para usuários convencionais. O microcódigo, até o momento, só tem gerado declínio de performance em tarefas que envolvem computação de alto nível, Inteligência Artificial, desenvolvimento, edição de vídeo em um nível mais complexo (codificação e transcodificação), etc.

Continua após a publicidade

Vale reiterar que a própria Intel afirmou em uma nota oficial que os usuários poderiam desabilitar a correção, caso notassem perdas de performance expressivas. No entanto, isso causa exposição ao Downfall.

Para os usuários domésticos, ainda não é preciso se desesperar. A falha de segurança ainda não atinge qualquer pessoa e está ligada aos alvos mencionados anteriormente.

Fonte: Phoronix (via Tom's Hardware)