DirectSR da Microsoft facilitará integração do DLSS, FSR e XeSS
Por Felipe Vidal • Editado por Jones Oliveira |
A Microsoft anunciou a nova API DirectSR nesta semana, com a promessa de integrar outros recursos de Super Resolução, como o DLSS da NVIDIA, o XeSS da Intel e o FSR da AMD. O objetivo da nova tecnologia é unificar e facilitar a implementação desses recursos em um só lugar, melhorando sua aplicação dentro dos games.
Infelizmente, a Microsoft não detalhou como o DirectSR funciona. No entanto, a mensagem de anúncio dá algumas pistas. A gigante de Redmond entende essa tecnologia como um facilitador para os desenvolvedores, porém deixa claro que não é uma nova ferramenta de upscaling ou Super Resolution.
“Estamos entusiasmados em anunciar o DirectSR, uma API desenvolvida em colaboração com fabricantes de GPUs para proporcionar uma integração perfeita de Super Resolução (SR) na próxima geração de games. O DirectSR é a conexão final que os desenvolvedores esperavam para abordar a integração com a Super Resolução [em seus jogos], proporcionando uma experiência mais suave e eficiente que escala para diferentes hardwares”, afirma o gerente de programas da Microsoft, Joshua Tucker.
DLSS, FSR e XeSS de mãos dadas
Em outro momento da descrição de Tucker feita no blog oficial da empresa, é citado que o DirectSR funcionará por meio de uma série de inputs e outputs, de modo que permitam um único código para habilitar as ferramentas do DLSS, XeSS e FSR. A implementação individual desses recursos não é fácil ou rápida, logo, ter um elo entre esses três softwares pode melhorar a vida dos estúdios e desenvolvedores independentes.
Ainda sem informações detalhadas, a Microsoft prometeu novidades sobre o DirectSR em sua conferência na GDC 2024, que ocorre em 21 de março.