Publicidade

CPUs Ryzen AI Max 500 "Medusa Halo" suportarão as novas memória LPDDR6

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/AMD
Divulgação/AMD

No meio da crise de memória RAM, não dá nem para pensar na próxima geração da tecnologia. Mas como a indústria não para, ela está em desenvolvimento e deve chegar em 2027. Em seu início de ciclo, a AMD deve ser uma das empresas que fará das memórias LPDDR6 nas novas gerações de CPUs Ryzen, como os Medusa Halo (prováveis Ryzen AI Max 500),segundo o leaker Olrak29_.

Em uma conversa no X, em resposta a alguém que questiona sobre a nova série de CPUs, o leaker economiza caracteres para responder somente "LP6", indicando que os Ryzen AI Max 500 terão suporte à versão de notebook da próxima geração de memória RAM. A adoção da AMD (como também pode ser pela Intel) pode acontecer ainda nos primeiros meses da nova tecnologia.

O que esperar das memórias LPDDR6?

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Segundo o que o JEDEC divulgou até agora sobre LPDDR6, a nova tecnologia deve entregar quase o dobro na velocidade de operação e largura de banda. Enquanto LPDDR5X alcança 8.533 MHz e largura de banda em 273 GB/s, números que os Ryzen Gorgon Halo (Ryzen AI Max 400) devem suportar, LPDDR6 pode elevar para 14.400 MHz e 460 GB/s em um barramento de 256-bit. É possível elevar a largura de banda em um barramento maior, depende do suporte do processador.

Os rumores dizem que os Ryzen AI Max 500 devem ter gráficos integrados baseados em RDNA 5, a próxima geração de GPUs da AMD que ainda nem foi revelado. Por isso, estamos falando de APUs, que são dependentes de memórias mais rápidas e a adoção das memórias LPDDR6 pode representar uma vantagem significativa nesse sentido.

Por enquanto, o que a AMD tem confirmado para logo mais é a geração Gorgon Point, que são os Ryzen AI 400 para notebooks, nada mais do que um refresh dos Ryzen AI 300. Para além disso, não temos nada oficial por parte do Time Vermelho.

Veja mais do CTUP: