Publicidade

CPUs Intel Panther Lake podem ter série chamada "Core Ultra X"

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Reprodução/Lenovo
Reprodução/Lenovo
Tudo sobre Intel

A próxima geração de CPUs da Intel para notebooks, Panther Lake, será revelado nos próximos dias e enquanto isso não acontece oficialmente, os rumores continuam. As mais novas informações não-oficiais apontam para uma mudança na nomenclatura desses processadores, adicionando SKUs chamados de "Core Ultra X", que podem (ou não) coexistir com outras séries.

Diferentes fontes da indústria de rumores sobre hardware mencionam a linha Core Ultra X, que teria diferentes níveis com Ultra X5, x7 e X9, assim como acontecia quando os processadores da Intel eram chamados de Core i.

CPUs Panther Lake serão equipados com gráficos Xe3

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Não fica claro, entretanto, se a série Core Ultra X existirá junto com os SKUs não X, e até aqueles que nem são chamados de Ultra, que têm especificações mais modestas, como acontece com as gerações Meteor Lake e Lunar Lake. Um dos responsáveis pelo rumor, Indie Kings, afirma que essa nova série de CPUs será parte da tradicional linha H.

Curiosamente, todos os SKUs dessa linha terminam com o número 8, seja Core Ultra X5, Ultra X7 ou Ultra X9. O modelo topo de linha, por exemplo, se chama Core Ultra X9 388H. O Core Ultra X7 358H seria uma CPU com 4 núcleos de performance, 8 eficientes e 4 de baixo consumo (LPE). Além disso, ele teria 12 núcleos gráficos baseados na nova arquitetura Xe3.

Por enquanto, as diferentes fontes sobre esse rumor fazem essa sopra de letras e números parecer confusa, assim como a AMD fez com a série Ryzen 7000 para notebooks. Porém como o anúncio oficial está quase aí, saberemos oficialmente pela própria Intel.

Existe uma grande expectativa sobre os processadores Panther Lake por conta da nova litografia 18A, que promete maior eficiência e desempenho, algo crucial em CPUs para notebooks.

Veja mais do CTUP:

Continua após a publicidade