Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CPUs Arrow Lake podem ter número de TOPS de IA decepcionante

Por| Editado por Jones Oliveira | 09 de Julho de 2024 às 10h55

Link copiado!

Intel / Reprodução
Intel / Reprodução
Tudo sobre Intel

Os processadores Arrow Lake de desktop serão lançados no fim de 2024 e são considerados pela Intel como os primeiros modelos gamer a ter funcionalidades de IA. Contudo, um vazamento realizado pelo informante Jaykihn na segunda-feira (08) indica que as novas CPUs teriam apenas 13 TOPS em sua NPU, um número bem decepcionante para modelos topo de linha.

Com a propagação da IA em peças do mundo do hardware e as próprias falas do CEO da Intel, Pat Gelsinger, de que iria inserir inteligência artificial em todos os produtos da empresa, o baixo número de TOPS coloca a inovação em xeque. Para comparação, os modelos Lunar Lake de notebook terão 48 TOPS apenas na NPU, gerando um somatório de 120 estruturas totais.

Por outro lado, os Arrow Lake para PCs de mesa devem chegar a no máximo 37 TOPS gerais. O baixo número colocaria a geração próxima aos Meteor Lake ou AMD Hawk Point em termos de IA, já que todos esses compartilham números similares. Certamente, o poder de processamento dos Arrow Lake será bem superior, mas em IA as coisas parecem um tanto quanto decepcionantes.

Continua após a publicidade

Outros vazamentos apontam que a geração Arrow Lake terá configuração máxima de 24 núcleos com uma arquitetura desagregada. Contudo, é possível que esses modelos lancem sem suporte ao Hyper-Threading e tenham iGPUs Alchemist Xe-LPG da atual geração com upgrades.

Os processadores Arrow Lake devem ganhar uma data de lançamento e mais informações durante o evento Intel Innovation, em setembro.