Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Com IA, Intel reduz produção de chips de semanas para minutos

Por| Editado por Jones Oliveira | 18 de Abril de 2024 às 09h10

Link copiado!

Intel
Intel
Tudo sobre Intel

Nova ferramenta de IA da Intel permite reduzir tempo investido em análise e design de projetos de SoCs de algumas semanas para apenas minutos. Segundo Mark Gallina, Engenheiro Sênior do Client Computing Group da Intel, o processo já foi utilizada no desenvolvimento dos CPUs Meteor Lake, otimizando a carga de trabalho de arquitetos de hardware, e apontando precisamente onde implementar melhorias no SoC.

Segundo o engenheiro, é preciso analisar um fluxo complexo de processos concomitantes que ativam os núcleos da CPU, canais de I/O e outras funções, para precisar os pontos de aquecimento e sabe onde instalar sensores minúsculos para regular tensões. 

“Esse processo leva algumas semanas, e estamos limitados a abortar uma ou duas cargas de trabalho por vez,” continua Gallina. A nova ferramenta leva em consideração milhares de variáveis para eliminar processos de “adivinhação” e experimentação, reduzindo o tempo desses projetos de semanas para minutos.
Continua após a publicidade

Processo de Inteligência Aumentada

Tecnicamente, a ferramenta está sendo chamada de uma solução de Inteligência Aumentada, por estar aplicada à forma como pessoas se valem da IA para “melhorar” habilidades e otimizar tarefas. Na prática, se trata de um desdobramento direcionado da Inteligência Artificial em escopos especializados, e não genéricos.

O design dos SoCs Intel Core Ultra da família Meteor Lake foi um dos primeiros a serem otimizados pela ferramenta que, naturalmente, também está sendo aplicada ativamente em outros projetos da Intel, como as próximas gerações, Lunar Lake e Arrow Lake.