Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chinesa Metax lança GPU para IA e promete novidades para games em 2025

Por| Editado por Wallace Moté | 15 de Junho de 2023 às 14h48

Link copiado!

Reprodução/Metax
Reprodução/Metax

Limitado diante das sanções dos EUA, o mercado chinês de data centers ganhou uma nova opção de acelerador com o anúncio da Xisi N100, solução da Metax focada em processamento de Inteligência Artificial e streaming de vídeos. Compacta, a novidade se destaca pelas capacidades de codificação e decodificação que oferece, e chega como uma precursora para uma futura solução focada em streaming de games, planejada para estrear em 2025.

Parte da série MXN, a Xisi N100 não teve muitos detalhes da ficha técnica revelados, sabendo-se apenas que há uso de memória de alta velocidade HBM2E, fabricada junto ao chip, aos moldes do que é visto em concorrentes globais mais poderosas, como a Nvidia H100. Dito isso, os números divulgados pela Metax sugerem que a placa é modesta, mas competente, podendo ser uma opção atraente para empresas chinesas que querem evitar riscos de falta de suporte ou fornecimento de empresas afetadas pelas sanções do governo norte-americano.

Segundo as informações, a Xisi N100 tem construção de baixo perfil com apenas um slot de espessura, e seria capaz de oferecer 160 TOPS (Trilhões de Operações por Segundo) no processamento de IA com dados no formato INT8, bem como 80 TFLOPs de poder computacional para dados FP16 de alta precisão. Apesar desse foco, o desempenho prometido é baixo perto de GPUs de marcas consolidadas.

Continua após a publicidade

Tomando como exemplo a Nvidia A30, atualmente a placa mais simples do time verde para servidores, temos 330 TOPS em INT8 e 165 TFLOPs em FP16 — mais de duas vezes o desempenho da rival chinesa. Em contrapartida, a aposta da Metax parece se sair muito bem no processamento de vídeos, trazendo suporte aos principais codecs da indústria, como AV1, AVS2, H.264 e H.265/HEVC.

Mais do que isso, o componente seria capaz de codificar até 128 streams simultaneamente, enquanto decodificaria até 96 streams ao mesmo tempo. Combinar diversas unidades da N100 em um servidor forneceria potência o suficiente para lidar com a demanda de plataformas de streaming, tendo o apoio de toda a plataforma de software proprietário da marca, outro diferencial que pode fazer a placa ser ainda mais interessante para empresas chinesas.

Continua após a publicidade

A Metax promete não parar por aí e já confirmou o desenvolvimento da série MXG, focada especificamente em plataformas de streaming de games e prevista para ser apresentada em 2025. Detalhes sobre especificações também não foram divulgados, mas é de se esperar que os modelos dessa família sejam significativamente mais potentes que os da série MXN, considerando a proposta de lidar com o processamento dos jogos.

Por se tratar de um produto para data centers, a Xisi N100 não teve os preços divulgados, mas sejam eles quais forem, a novidade deve acabar atraindo um bom público, especialmente por permitir que as companhias não dependam tanto do Ocidente e tenham a garantia de que não perderão o investimento por instabilidades geopolíticas.

Fonte: Metax, via Tom's Hardware