Publicidade

ASUS ROG Ally X ganha data oficial de lançamento no Brasil

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/ASUS
Divulgação/ASUS
Tudo sobre ASUS

A ASUS finalmente confirmou quando o ROG Ally X será lançado no Brasil. A companhia confirmou que o console portátil terá suas vendas iniciadas no país a partir do dia 24 de setembro, às 19h.

A estreia do portátil em território nacional acontecerá durante a live especial Pulse, que a ASUS organiza semanalmente em seu canal oficial na Twitch. Além de apresentar o ROG Ally X oficialmente ao Brasil, a fabricante promete anunciar mais novidades para o nosso mercado — possivelmente a chegada de periféricos que hoje são comercializados apenas na gringa.

O lançamento do ROG Ally X acontece pouco mais de um ano após o modelo original ser apresentado ao Brasil. Apesar de entregar uma experiência satisfatória, o ROG Ally apresentou alguns problemas e tinha vários pontos de melhorias, que foram apontados pela comunidade e acatados pela ASUS.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Dessa forma, o ROG Ally X chegou ao mercado como uma atualização do aparelho, implementando muitas das melhorias sugeridas pelo público. O Canaltech já teve a oportunidade de experimentar o portátil na CES 2024 e constatou que os ajustes foram muito bem-vindos, elevando o conforto, experiência de uso e jogabilidade dos usuários.

Lançamento do ROG Ally X no Brasil era esperado

Apesar do mistério da ASUS, muitos indícios apontavam para o lançamento iminente do ROG Ally X no Brasil. O primeiro deles foi a redução de preço da versão original do portátil na loja oficial da marca em agosto. Por lá, ele era vendido por R$ 6.999 e passou a custar R$ 5.499 — um forte indicativo de que novidades estavam a caminho.

Menos de uma semana depois, a Anatel homologou o portátil e o liberou para comercialização no mercado nacional. Com isso, não havia mais qualquer dúvida de que a fabricante traria o aparelho para o Brasil de maneira oficial, e não apenas por importação.

Com isso, criou-se a expectativa de que o ROG Ally X seria anunciado por aqui com pompa e circunstância. Especulava-se que ele apareceria durante a Brasil Game Show deste ano, mas não foi esse o caso. A ASUS optou por conduzir evento próprio, mais reservado, para sacramentar a vinda do portátil para cá.

Como é o ASUS ROG Ally X?

O ASUS ROG Ally X apresenta melhorias significativas em relação ao seu antecessor. A capacidade da bateria foi dobrada de 40Wh para 80Wh, o que se traduz em 50% mais autonomia em relação ao modelo original. Testes na gringa rodando Cyberpunk 2077 indicam um salto de 25-30 minutos para 60 minutos na duração da bateria.

Continua após a publicidade

Além disso, o console recebeu um upgrade na memória RAM, passando de 16GB para 24GB; e no armazenamento interno, que agora é de 1 TB, contra os 512 GB do modelo original. Essas melhorias são cruciais para suportar jogos mais pesados e oferecer mais comodidade aliada a uma experiência mais fluida de gameplay e no sistema operacional.

Outras mudanças incluem um chassi redesenhado para melhor ergonomia, um sistema de resfriamento mais eficiente, capaz de reduzir as temperaturas de operação em até 6ºC; e a adição de uma segunda porta USB-C, que amplia as opções de conectividade para o usuário.

Apesar das diversas atualizações, o ROG Ally X mantém o mesmo processador AMD Ryzen Z1 Extreme e a placa gráfica integrada baseada na arquitetura RDNA 3, já que a performance do console não foi um problema na versão anterior.

Continua após a publicidade

Ainda não há informações sobre quanto o ROG Ally X vai custar no Brasil.