ASUS pode lançar placa de vídeo sem cabo de energia ainda este ano
Por Felipe Vidal • Editado por Jones Oliveira |
A ASUS é uma das empresas que mais investe no mundo do hardware e agora planeja lançar uma placa de vídeo que não precisa dos cabos de energia da fonte. Embora a ideia possa parecer utópica demais, o projeto já parece estar entrando na fase de produção em massa, segundo um rumor.
- Review ASUS ROG Ally: O melhor video game portátil?
- Review ASUS TUF Gaming F15 | Gamer com foco em produtividade?
A informação é proveniente da Eixa Studio, uma criadora de conteúdo do fórum chinês Bilibili. A companhia deve começar a produzir o modelo a partir de setembro e há a expectativa de que o produto chegue ao varejo no fim deste ano.
A placa de vídeo sem cabo não é exatamente uma novidade. Um protótipo já havia sido demonstrado na Computex 2023 e se trata da GeForce RTX 4070 Megalodon. O modelo, diferentemente de uma GPU convencional, não tem nenhuma entrada com pinos nas laterais para receber os conectores de energia direto da fonte.
Conexão de energia é embutida na placa-mãe
A placa-mãe tem a porta PCI Express 4.0 para inserir a GPU e logo ao lado a ASUS inseriu um conector similar para que a placa de vídeo pudesse ser energizada. O resultado só é possível graças a uma personalização nos dois componentes.
Esse conector customizado é chamado de "GC_HPWR", mas a companhia já informou que vai criar um nome mais comercial quando o lançamento acontecer. Certamente, a energia precisa passar por algum lugar e o truque da ASUS foi inserir todos os conectores na parte traseira da placa-mãe.
O modelo de motherboard utilizado é o TUF Gaming Z790 BTF (Back to Future), que também deve exigir um gabinete compatível para realizar as dezenas de conexões na parte de trás. O conceito de tirar os cabos da parte posterior serve para eliminar a poluição visual na montagem e facilitar a vida do usuário.
A RTX 4070 Megalodon é uma placa igual a todas as outras da linha RTX 4000. A única diferença é esse conector de energia próximo aos pinos PCIe. Segundo a marca, a GPU não tem limitações e funciona com o mesmo desempenho de um modelo tradicional.
Preço deve ser bem alto
Mesmo que a ideia seja muito interessante, a fabricante já revelou que tanto a placa-mãe quanto a placa de vídeo serão tratadas como "produtos premium". Isso acontece devido aos custos extras na elaboração do projeto e é um forte indicativo de que os preços não serão nada amigáveis ao bolso.
Outro detalhe importante é sobre a compatibilidade. Por enquanto, esse é um projeto exclusivo da ASUS que funciona apenas entre os dois componentes específicos. Não há informações se a companhia pretende expandir a tecnologia para que outras fabricantes possam utilizá-la.
Fonte: Eixa Studio (em chinês)