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AI PCs já representam 14% das vendas de novos computadores

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Qualcomm / Divulgação
Qualcomm / Divulgação

Apesar dos preços elevados, os AI PCs estão conquistando cada vez mais usuários e já correspondem a 14% das vendas de novos computadores em todo o mundo. É isso o que aponta o novo relatório da Canalys sobre o mercado de PCs no segundo trimestre de 2024.

De acordo com a agência de marketing, ao todo foram vendidos 8,8 milhões de AI PCs em todo o globo entre abril e junho de 2024 — o dobro do volume registrado no primeiro trimestre do ano. Com isso, é evidente que estamos diante de uma mudança profunda nas necessidade e padrões de consumo no mercado da tecnologia.

Com a escalada da demanda por soluções de inteligência artificial, companhias como Intel, AMD e Qualcomm modificaram seu foco de atuação e estão oferecendo hardware cada vez mais voltado para aplicações de IA e aprendizado de máquina. Dessa forma, a sensação de que estamos vendo cada vez mais PCs e notebooks equipados com NPU é real.

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"O segundo trimestre viu um impulso significativo na expansão dos IA PCs", comentou o analista principal da Canalys, Ishan Dutt. Segundo ele, esse salto foi capitaneado por soluções como o Snapdragon X da Qualcomm, os Ryzen AI 300 da AMD e os Core Ultra da Intel, que têm aumentado de forma substancial a oferta de notebooks e desktops com capacidades para IA no mercado.

É o caso, por exemplo, do recém-lançado ASUS Vivobook S 15, que chegou ao Brasil como o "notebook com Snapdragon X Elite mais poderoso do país"; e o novo Dell XPS 13, analisado recentemente pelo Canaltech na versão com processador Intel Core Ultra, mas que também tem uma variante equipada com o chip da Qualcomm — ainda inédito por aqui.

Segundo Ishan, são principalmente os notebooks e PCs pré-montados que estão mais contribuindo para o crescimento dos AI PCs no mercado. E o caminho é sem volta: para o especialista e a agência de marketing, se esse ritmo de crescimento for mantido, computadores com capacidade de inteligência artificial serão parte do cotidiano das pessoas já em 2025 e representarão 60% de todas as vendas em 2027.