Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple M2 Max vaza em teste com desempenho até 20% melhor frente ao M1 Max

Por| Editado por Wallace Moté | 30 de Novembro de 2022 às 08h39

Link copiado!

Molly Flores/Mashable
Molly Flores/Mashable
Tudo sobre Apple

Esperado para equipar os MacBook Pro e Mac Studio da próxima geração, o Apple M2 Max acaba de ser encontrado no banco de dados do Geekbench 5, mostrando os ganhos e as mudanças que o novo chipset intermediário trará aos computadores da Maçã. Ao que parece, assim como no caso do M2 base, o M2 Max deve apresentar ganhos tímidos de desempenho frente ao M1 Max, com saltos de até 20% graças a um aumento na contagem de núcleos.

Equipando um dispositivo identificado como Mac 14,6 (possivelmente um novo Mac Studio), o componente é explicitamente registrado como Apple M2 Max e tem boa parte da ficha técnica detalhada. A novidade deve contar com até 12 núcleos, 2 a mais em comparação ao M1 Max, até 96 GB de memória unificada, limite 32 GB maior frente à geração passada, e atingir frequências de 3,54 GHz, aumento de 340 MHz frente ao antecessor.

Continua após a publicidade

Não se sabe como os núcleos serão distribuídos, entre configurações de alto desempenho e alta eficiência, mas o cache parece ter sido mantido. Nesse cenário, o M2 Max conseguiu entregar 1.889 pontos em single-core e 14.586 em multi-core, avanço bem tímido de 10% com um único núcleo e de 20% ao utilizar todos os núcleos. Isso pode indicar que a Apple fez poucas modificações e ajustes na arquitetura dos núcleos mais potentes, enquanto o salto para um total de 12 é o responsável pelo ganho mais significativo em multi-core.

A comparação não é nada favorável quando feita contra os novos rivais AMD Ryzen 7000 e Intel Raptor Lake de 13ª geração, especificamente o Ryzen 9 7950X e o Core i9 13900K. Ambos conseguem manter a pontuação de um núcleo próxima aos 2.000 pontos (~5% melhores), e massacrar a nova solução da Apple com todos os núcleos, marcando mais de 20 mil pontos (~37% melhores). O M2 Max se posicionaria mais próximo a um Core i5 13600K, que mesmo assim consegue ter vantagem de até 10%.

Também como na geração anterior, a Apple deve destacar a eficiência energética e enorme quantidade de memória como principais diferenciais do novo processador. No entanto, trata-se de um aspecto não coberto pelo teste do Geekbench, exigindo assim que esperemos até que o primeiro Mac com o M2 Max seja lançado para que as devidas comparações sejam feitas.

Continua após a publicidade

Outro ponto importante a ser lembrado é a presença de aceleradores para tarefas específicos, como os motores de mídia para vídeos em ProRes, importantes para alguns profissionais.

Ainda não há muitos detalhes sobre os novos Mac equipados com o M2 Max — sua estreia era esperada para novembro, mas tivemos apenas a chegada dos novos iPad. Com isso em mente, a expectativa é que poucas mudanças sejam realizadas no conjunto, que deve manter a presença de tela Mini LED com entalhe para a webcam, corpo em metal com formato mais quadrado, múltiplas portas incluindo HDMI e Thunderbolt, e carregamento rápido via MagSafe.

Fonte: WCCFTech