Publicidade

Apple deve criar chip A17 menos potente para iPhone 16 e 16 Plus

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Apple
Apple
Tudo sobre Apple

Segundo rumores, a Apple não planeja utilizar os chips A17 Pro dos iPhone 15 Pro e Pro Max nos próximos iPhone 16 e 16 Plus. Supostamente, a empresa estaria desenvolvendo uma versão mais econômica do processador A17 Bionic, abandonando o processo N3B pelo N3E, ambos da TSMC e com litografia de 3nm, mas com menos camadas EUV e mais barato.

Segundo Jeff Pu, analista de investimentos da Haitong International Securities, os iPhone 16 e 16 Plus devem ao menos manter os 8GB de memória RAM. Entretanto, não está claro qual será o ganho de desempenho em relação aos chips A16 Bionic utilizados nos iPhone 15 padrão.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Aumentando a distância do segmento premium

Os novos iPhone 15 Pro e Pro Max apresentam ganhos acima de 20% em relação aos chips utilizados nas versões mainstream no teste de GPU GFXBench 5.0. Por essa razão, eles estão sendo promovidos pela Apple como consoles portáteis em potencial.

Até o momento, a tendência da Apple vinha sendo levar o SoC do segmento premium de uma geração para os dispositivos mainstream da geração seguinte. Contudo, com o salto considerável de desempenho entre os A16 Bionic e A17 Pro, repetir a estratégia mataria a proposta de mercado dos modelos Pro e Pro Max, uma vez que a série mais simples dos iPhone 16 estaria em pé de igualdade com os aparelhos entusiastas.

Sendo assim, apesar de não haver confirmação oficial até o momento sobre um novo chip A17 Bionic mais simples, o movimento faz sentido. Com isso, é possível garantir uma performance superior dos iPhone 16 Pro em relação à linha padrão, justificando seu preço, sem matar os produtos premium da geração atual.

Fonte: MacRumors