Antutu mostra que chip do Galaxy S10 é ligeiramente mais fraco que do iPhone XS

Por Rafael Rodrigues da Silva | 21 de Janeiro de 2019 às 09h52
Reprodução/PC World

Com a proximidade do lançamento do Galaxy S10, diversos sites começaram a divulgar resultados de testes de benchmark do Snapdragon 855, o mais recente chipset da Qualcomm que será utilizado no aparelho. Mais do que um novo chipset, o 855 é o primeiro da empresa a ser feito na litografia de 7nm, o que significa que toda a arquitetura do componente precisou ser modificada.

Ainda que os primeiros resultados divulgados pela Geekbench mostrem o novo chip da Qualcomm como inferior ao A12 Bionic, usado nos três mais recentes modelos de iPhone, o teste do Antutu mostra que, de um modo geral, ambos os processadores estão no mesmo patamar.

Teste de benchmark do Snapdragon 855, sinalizado pela cor azul, em comparação ao Snapdragon 845 (Imagem: Antutu)

Por enquanto, nenhum dos testes colocou o novo chipset da Qualcomm rodando em uma smartphone real, e o que tem sido utilizado é um modelo para testes com 6 GB de RAM e display WQHD de 6 polegadas. Mesmo assim, os resultados mostram claramente a evolução que o novo chip teve sobre seu antecessor, o Snapdragon 845.

Nos testes de benchmark feitos pelo Antutu, a pontuação total do 855 foi de 362.110 pontos, bem próximo dos 363.525 alcançados pelo A12, o que mostra que ambos os chips deverão estar no mesmo patamar — principalmente porque o valor do 855 deve aumentar quando for testado nos próprios aparelhos da Samsung.

Resultados de benchmark da Antutu para o iPhone XS e seu processador A12 (Imagem: Antutu)

Como é de se esperar, a tecnologia Adreno da Qualcomm continua dominando na disputa de GPUs, alcançando 155.931 pontos nessa categoria, enquanto o A12 da Apple alcançou 150.931. Mesmo com a vantagem, a diferença na pontuação entre GPUs da Qualcomm e da Apple nunca foi tão pequena, o que mostra como ambas as empresas têm evoluído no desenvolvimento de chipsets.

Já para a Apple, a maior liderança fica nos testes de performance de CPU, onde o A12 conseguiu superar o rival em 11.766 pontos. Ainda que essa diferença seja absurda, é preciso ter cautela ao cravar que o chip da Qualcomm é realmente pior, pois esses resultados podem mudar a partir do momento que ele for testado dentro da arquitetura do Galaxy S10, que foi projetado para fazer um melhor uso do processador do que qualquer dispositivo para testes. Considerando isso, é possível cravar que o novo chip da Qualcomm dispute praticamente de igual para igual com o Apple A12.

Fonte: WCCFTech

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.