Publicidade

AMD vai anunciar novidades da linha EPYC para data centers em junho

Por  • Editado por  Wallace Moté  | 

Compartilhe:
Divulgação/AMD
Divulgação/AMD
Tudo sobre AMD

Em comunicado divulgado nesta semana, a AMD confirmou que fará uma grande apresentação em junho com novidades sobre a família EPYC de processadores e, apesar de ser focada em servidores, algumas das tecnologias desses componentes costumam chegar aos usuários comuns em gerações futuras da família Ryzen. Esse é o caso, por exemplo, da aguardada microarquitetura Zen 5, esperada para ganhar mais detalhes durante o evento.

Chamada "AMD Data Center and AI Technology Premiere", a apresentação vai ao ar em 13 de junho, às 14h no horário de Brasília, e será transmitida através do canal da gigante no YouTube e do próprio site da fabricante. Como o nome sugere, anúncios ainda não especificados voltados para servidores e Inteligência Artificial serão feitos, assim como possíveis demonstrações do que o time vermelho está preparando para o futuro.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

É importante destacar que, ainda que não impactem diretamente o mercado de games, por exemplo, esses anúncios costumam dar uma prévia para as tecnologias que devem eventualmente chegar à família Ryzen também. Além disso, reunindo informações oficiais com os diversos vazamentos que ocorreram nas últimas semanas, é possível especular o que será mostrado na ocasião.

Avaliando o calendário oficial da AMD, é quase certo que veremos a estreia das famílias Genoa-X e Bergamo. A primeira combina os chips potentes da linha EPYC 9004 Genoa com a tecnologia 3D V-Cache de cache empilhado da companhia, e deve trazer benefícios de peso para o segmento conhecido como Computação de Alta Performance (HPC), que envolve, entre outras tarefas, a simulação de fluidos, pesquisas científicas e até mesmo o próprio desenvolvimento de processadores.

Já a linha Bergamo promete trazer uma opção poderosa para setores que dependem de uma grande quantidade de núcleos, extrapolando a contagem já bastante impressionante da família EPYC tradicional. Com um novo tipo de núcleo, o Zen 4c — muito similar ao Zen 4 tradicional, mas otimizado para reduzir o consumo e aquecimento, permitindo o aumento da contagem total —, os EPYC Bergamo chegam a 128 núcleos e 256 threads, oferecendo mais performance para a nuvem e plataformas que fornecem máquinas virtuais.

Outro hardware de grande importância especulada para aparecer na apresentação é a AMD Instinct MI300, revolucionária não apenas por ser considerada como "a primeira APU para servidores do mundo", combinando CPU e GPU em um único pacote, como ainda pela arquitetura avançada de chiplets que trará. A MI300 é configurável e possui empilhamento de componentes de processamento, característica inédita na indústria.

Olhando para o futuro, os últimos grandes anúncios devem envolver o núcleo Zen 5, cujo lançamento está previsto para 2024 tanto em servidores com a linha EPYC Turin, quanto em desktops gamers com a linha Ryzen 8000, de codinome Granite Ridge. Os únicos aspectos oficiais conhecidos são a promessa de um grande salto de desempenho e eficiência, graças ao uso de uma arquitetura totalmente redesenhada.

Pelos vazamentos, a AMD deve realmente cumprir as promessas, levando em conta os benchmarks de um modelo de 64 núcleos superando o atual carro-chefe da gigante, com 96 núcleos. Por fim, o time vermelho deve divulgar uma nova linha do tempo de lançamentos para os próximos anos e, com sorte, é possível que a empresa revele algo sobre os núcleos Zen 6 e além.

Continua após a publicidade

Fonte: AMD, via WCCFTech