Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AMD confirma linha Ryzen 7000 e revela detalhes da arquitetura Zen 4

Por| Editado por Wallace Moté | 04 de Janeiro de 2022 às 19h10

Link copiado!

AMD
AMD
Tudo sobre AMD

Concluindo sua vasta lista de anúncios para a CES 2022, a AMD oficializou que sua próxima geração de processadores será a Ryzen 7000, baseada na aguardada microarquitetura Zen 4. A gigante trouxe ainda os primeiros detalhes da nova tecnologia, incluindo uma demonstração dos chips em Halo Infinite, e revelou o novo Ryzen 7 5800X3D, primeiro da marca para consumidores a contar com tecnologia 3D V-Cache.

Linha Ryzen 7000 com arquitetura Zen 4 é confirmada

De codinome Raphael, a próxima geração de processadores Ryzen foi confirmada pela AMD, sendo chamada Ryzen 7000. A empresa revelou ainda que os componentes serão os primeiros baseados na nova microarquitetura Zen 4, com fabricação na litografia de 5 nm, possivelmente da TSMC.

Continua após a publicidade

As soluções estão em estágio avançado de desenvolvimento e encontram-se na etapa de testes nos laboratórios da companhia, que aproveitou a oportunidade para fazer uma breve demonstração das CPUs no game Halo Infinite. O vídeo não chega a mostrar dados de performance, mas a CEO da AMD, Dra. Lisa Su, confirmou que todos os núcleos do chip em questão estavam rodando a 5,0 GHz, feito impressionante antes atingido apenas através de overclocking.

Fora isso, também foi confirmado que os Ryzen 7000 estrearão a plataforma AM5, marcando a primeira mudança de soquete do time vermelho desde o lançamento dos Ryzen 1000. As soluções seguirão os passos da rival Intel ao empregar suporte a memórias DDR5 e novo barramento PCI-E 5.0, devendo assim oferecer aumento significativo nas velocidades da RAM, armazenamento e outros periféricos.

Continua após a publicidade

Segundo a AMD, as novas CPUs estão dentro do cronograma, devendo assim ser oficializadas ainda em 2022, no segundo semestre. Caso a gigante mantenha a janela de lançamento das gerações anteriores, é possível que os componentes sejam revelados entre setembro e outubro.

Ryzen 7 5800X3D chega em breve com 96 MB de cache

A empresa aproveitou a oportunidade para anunciar o Ryzen 7 5800X3D, o aguardado processador munido de tecnologia 3D V-Cache, com cache adicional através de empilhamento de memória. O chip mantém a maioria das especificações do 5800X tradicional, mas sofre modificações em virtude da adoção do cache 3D.

Continua após a publicidade

Os 8 núcleos e 16 threads e o consumo de 105 W foram mantidos, mas atingem clocks mais baixos, com velocidade base de 3,4 GHz e boost de 4,5 Ghz. A AMD não detalhou os motivos por trás dessa modificação, mas é provável que o aquecimento do cache seja um deles — essa foi uma das preocupações durante o desenvolvimento, já que o calor dos núcleos poderia afetar as áreas de memória.

Obviamente, o cache é outro ponto a passar por mudanças, indo dos 32 MB do 5800X para impressionantes 96 MB no 5800X3D, graças à implantação de 64 MB. Como resultado, são prometidos ganhos médios de 15% de desempenho nos games em comparação ao Ryzen 9 5900X, o que colocaria o chip à frente até mesmo do Intel Core i9 12900K.

Ainda sem preço anunciado, o Ryzen 7 5800X3D será disponibilizado durante a primavera do hemisfério norte, entre os meses de março e maio. Também não parece haver outros modelos que utilizem o recurso — a tecnologia de 3D V-Cache deve ser manter exclusivamente no 5800X3D, ao menos inicialmente.