Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AMD remove texto que desencoraja uso de GPUs de 4 GB ao lançar GPU de 4 GB

Por| Editado por Wallace Moté | 19 de Janeiro de 2022 às 15h50

Link copiado!

Reprodução/WCCFTech
Reprodução/WCCFTech
Tudo sobre AMD

Em meio ao lançamento de duas placas munidas de 4 GB de memória, a AMD removeu um texto de seu site oficial que desencorajava a aquisição de GPUs com 4 GB de RAM dedicada, como descobriu o site KitGuru. O material já foi disponibilizado novamente, mas a atitude chamou a atenção da mídia internacional, especialmente com a estreia da RX 6500 XT e Radeon PRO W6400, com 4 GB de VRAM.

AMD remove texto que desencoraja uso de GPUs de 4 GB

Datado de janeiro de 2020, o material em questão exalta a existência de uma variante de 8 GB da RX 5500 XT e destaca a importância de haver memória suficiente para que as placas de vídeo entreguem o máximo de desempenho. A compra de GPUs com apenas 4 GB é desencorajada, com destaque para a conclusão, que contraria a postura atual da marca.

Continua após a publicidade

"A AMD está liderando a indústria ao atender os gamers com soluções gráficas com alta capacidade de VRAM em todos os produtos oferecidos", afirmou a empresa. "Produtos concorrentes em um preço de entrada similar estão oferecendo no máximo 4 GB de VRAM, o que evidentemente não é suficiente para os games modernos".

Segundo o KitGuru, o texto estava acessível até esta terça-feira (18), fato comprovado pelos registros salvos no portal Internet Archive, mas foi removido na manhã desta quarta (19), horas antes do lançamento da placa gamer RX 6500 XT e do anúncio da solução profissional Radeon PRO W6400, ambas com 4 GB de memória, ficando fora do ar por ao menos 4 horas — o período coincidiu com o início das vendas do modelo gamer, como destaca o portal.

Continua após a publicidade

Outro acontecimento recente que desfavorece a postura da empresa, conforme aponta o site The Verge, foi a declaração que a vice-presidente da divisão Radeon, Laura Smith, deu em mesa redonda com a mídia no mês passado. A executiva afirmou que "mesmo com os 4 giga de memória, essa é uma quantidade ótima para a maioria dos jogos triplo A".

Radeon RX 6500 XT chega nesta semana com 4 GB

Anunciada durante a CES 2022, a Radeon RX 6500 XT é a tentativa da AMD de atrair usuários de placas mais antigas, como a GeForce GTX 1060 ou a Radeon RX 580, em um pacote mais acessível, ainda que vá de encontro às recomendações da empresa de não se adquirir uma placa de 4 GB e realize cortes drásticos para atingir o preço de US$ 199 no exterior, ou R$ 2.300 no Brasil.

Continua após a publicidade

A solução vem equipada com o novo chip Navi 24, com 16 Unidades Computacionais (CUs) ou 1.024 núcleos, números curiosamente próximos ao da Radeon 660M, GPU integrada nos novos Ryzen 6000 para notebooks. O lançamento impressiona pelos clocks altos que beiram os 3 GHz, mas deixa a desejar pelos já citados 4 GB de memória, e conector PCIe 4.0 com apenas 4 pistas, fator que pode causar sérios gargalos de desempenho em certos cenários.

Similarmente, a Radeon PRO W6400, versão focada em profissionais, oferece as mesmas especificações da RX 6500 XT, enquanto traz consumo reduzido (50 W, contra 80 W do modelo gamer) e suporte à codificação de vídeos com o codec H.265/HEVC, outro ponto criticado por estar ausente na irmã voltada aos games.

Fonte: AMDKitGuru, The Verge