Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AMD pode atualizar GPUs Radeon RX 6000 com memória mais veloz

Por| Editado por Wallace Moté | 17 de Janeiro de 2022 às 11h20

Link copiado!

Divulgação/AMD
Divulgação/AMD
Tudo sobre AMD

A AMD pode relançar diversos modelos da família Radeon RX 6000 trazendo memórias mais velozes, como indicam novos rumores divulgados pelo leaker Greymon55. De especificações ainda desconhecidas, as novidades podem contar com um pouco mais de potência graças ao aumento na largura de banda, visando combater alguns dos modelos anunciados pela Nvidia recentemente.

AMD pode atualizar GPUs RX 6000 com memória mais veloz

Segundo as informações, a AMD estaria preparando novas versões das GPUs Radeon RX 6000, mas ainda não se sabe exatamente quais seriam as melhorias aplicadas aos lançamentos. Greymon55 sugere que uma das novidades pode ser a adoção de memórias mais velozes, presentes apenas em algumas das soluções mais potentes, como a RX 6900 XT em sua versão com refrigeração líquida integrada.

Continua após a publicidade

Praticamente toda a linha emprega memórias GDDR6 de velocidade razoavelmente baixa, estabelecida em 16 Gbps, com a única exceção sendo a RX 6600, com RAM ainda mais lenta, a 14 Gbps. A adoção de chips de 18 Gbps ampliaria a largura de banda, acelerando a transferência de dados entre a VRAM e a GPU, o que consequentemente resultaria em um pouco mais de desempenho

Outra mudança importante que pode ser aplicada nas novas placas é a adoção do processo de fabricação de 6 nm da TSMC, em comparação à litografia de 7 nm utilizada nos modelos atuais. Ainda que não seja uma modificação gritante, o uso dos 6 nm deve aprimorar a eficiência energética e, integrado às memórias mais velozes, deve garantir o aumento modesto de performance.

Novidades podem chegar para combater RTX 3090 Ti

Continua após a publicidade

Existem alguns motivos que dão força à possibilidade de vermos a linha RX 6000 ser atualizada, mesmo diante dos rumores de que a linha Radeon RX 7000 deve estrear ainda neste ano com alguns modelos de entrada baseados nesta geração. O principal deles é a quantidade de lançamentos revisados feitos pela Nvidia, com destaque para a já confirmada RTX 3090 Ti.

Uma RX 6900 XT com memórias mais velozes e chip em 6 nm pode trazer o aumento de potência necessário para se manter competitiva frente às novas apostas da rival do time verde. Além disso, as recém-anunciadas RX 6500 XT e RX 6400, focadas no baixo custo, são equipadas com memórias de 18 Gbps e litografia de 6 nm, algo que também poderia motivar a empresa a atualizar os modelos mais potentes.

Fonte: Greymon55, VideoCardz