Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Radeon RX 6500 XT pode ter desempenho limitado por conector PCIe reduzido

Por| Editado por Wallace Moté | 17 de Janeiro de 2022 às 13h30

Link copiado!

AMD
AMD
Tudo sobre AMD

Testes realizados pelo canal Hardware Unboxed sugerem que a nova Radeon RX 6500 XT pode ser fortemente limitada pelo uso de um conector PCIe de apenas 4 pistas, especialmente em computadores com versões mais antigas do barramento, ponto agravado ainda pela capacidade reduzida de memória. Utilizando uma RX 5500 XT modificada, foi possível verificar que a queda de desempenho pode atingir os 49% nos piores cenários.

RX 6500 XT pode ser fortemente limitada por conector PCIe x4

A adoção de apenas 4 pistas PCIe 4.0 foi um dos pontos mais controversos e criticados no período do anúncio da RX 6500 XT, apesar da placa focar no segmento de baixo custo. Essa não é a primeira vez que a AMD limita a quantidade de lanes em uma GPU, em vez de adotar a quantidade comum de 16 — a RX 6600 também foi reduzida, mas ao menos a solução emprega 8 pistas PCIe 4.0.

Continua após a publicidade

No papel, a limitação não parece ter grande impacto, especialmente quando consideramos que a largura de banda do conector PCIe 4.0 x4 é basicamente equivalente a um conector PCIe 3.0 x8, de 8 lanes, mas jogos modernos têm mostrado depender cada vez mais de taxas maiores de transferência.

A RX 6500 XT tem ainda mais um agravante: memória de apenas 4 GB, o que certamente deve forçar a placa a estabelecer comunicação com a RAM do computador com maior frequência, dessa forma exigindo mais do conector PCIe.

Os pontos são reforçados pelos testes, realizados com uma RX 5500 XT, limitando a quantidade de canais aos quais a GPU tem acesso — vale destacar que reviews da nova GPU ainda estão sob embargo. Hardware Unboxed aproveitou ainda a existência de modelos de 4 GB e 8 GB para verificar o quanto a baixa capacidade de memória da RX 6500 XT poderia ser um problema.

Continua após a publicidade

A análise mostra que, mesmo em Full HD, a diferença de desempenho entre o uso da conexão PCIe 4.0 x4 e PCIe 4.0 x8 pode atingir impressionantes 71% quando a placa de vídeo é utilizada no barramento PCIe 3.0, especialmente em jogos que já estejam limitados pela RAM reduzida, como DOOM Eternal e Shadow of the Tomb Raider.

Há algumas ressalvas importantes a serem feitas, apesar dos resultados: utilizar a RX 6500 XT em um slot PCIe 4.0 deve mostrar reduções um pouco menos assustadoras, da ordem dos 30%. Além disso, jogos que exijam menos da memória, como Hitman 3 e até mesmo Resident Evil Village mostrados no gráfico geral do teste, não devem exibir grandes diferenças.

Continua após a publicidade

Por fim, em teoria, a nova arquitetura RDNA 2 e o Infinity Cache de 16 MB, desenvolvido para acelerar a transferência de dados, podem reduzir a diferença dramática, mas o canal acredita que as mudanças não devem ser suficientes para eliminar o problema. Seja como for, testes semelhantes serão feitos com a RX 6500 XT assim que o embargo for encerrado.

Placa traz outros cortes polêmicos

A Radeon RX 6500 XT foi anunciada durante a conferência da AMD na CES 2022, e é equipada com o novo chip Navi 24. Munida de 16 Unidades Computacionais (CUs), a solução oferece 1.024 núcleos e 16 Ray Accelerators para Ray Tracing, acompanhados de 4 GB de VRAM GDDR6 a 18 Gbps, com clocks de até 2.815 MHz, poder computacional de 5,7 TFLOPs e largura de banda de 144 GB/s.

Continua após a publicidade

O lançamento visa entregar uma solução encorpada para o mercado de entrada, que carece de GPUs robustas de baixo custo, mas sofreu cortes profundos para atingir o "preço sugerido" de US$ 199 (~R$ 1.100), já desrespeitado por diversas varejistas. Além dos já citados memória de 4 GB e conector PCIe 4.0 de 4 pistas, a placa perdeu suporte aos codecs H.265 e AV1, presentes em todas as soluções básicas da marca há pelo menos 5 anos.

Fonte: Hardware Unboxed, VideoCardz