Publicidade

AMD Radeon RX 7600S é 6% mais lenta que RTX 4060 Mobile em comparativo

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
AMD
AMD
Tudo sobre AMD

O portal alemão ComputerBase acaba de divulgar seu primeiro teste de uma AMD Radeon RX 7600S, GPU para notebooks de baixo consumo equipada em um ASUS TUF Gaming A16. A novidade se mostrou promissora mesmo diante das limitações de energia, conseguindo quase empatar com uma Nvidia GeForce RTX 4060 Mobile. Dito isso, a má notícia é que, mesmo com nova arquitetura, a solução do time vermelho continua sofrendo ao usar Ray Tracing, sendo significativamente inferior quando o efeito avançado de iluminação está ativado.

Equipada com o chip Navi 33, baseada na nova microarquitetura RDNA 3, a Radeon RX 7600S possui 28 Unidades Computacionais (CUs), totalizando 1.792 núcleos e 28 Ray Accelerators para Ray Tracing. A solução traz ainda 8 GB de VRAM GDDR6 com velocidade de 16 Gbps, em uma interface de 128-bit, para entregar largura de banda de 256 GB/s. Para turbinar essa taxa de transferência, há 32 MB de Infinity Cache.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O ponto mais curioso é o consumo: a AMD afirma que o componente pode atingir os 75 W, mas os materiais de divulgação do TUF Gaming A16 apontam para um limite de 120 W. Na prática, a equipe do ComputerBase encontrou uma média de 80 W, com picos de 95 W. Independente disso, o importante é o desempenho registrado, que é bastante promissor — em média, a GPU intermediária do time vermelho é apenas 6% inferior à RTX 4060 quando o chip da Nvidia também está configurado em 80 W.

Ao receber mais energia (115 W, com Dynamic Boost que empurra o total para 140 W), a representante da família GeForce RTX vai além e abre uma vantagem significativa de 23%. Mesmo assim, os resultados mostram que a linha Radeon RX 7000 para laptops pode ser bastante competitiva, especialmente nas faixas de consumo mais baixas. Além disso, é possível que a RX 7600M XT, que ultrapassa os 100 W de consumo, elimine essa diferença entre as rivais.

Infelizmente, quando o assunto é Ray Tracing, a AMD é deixada para trás, e por uma grande diferença — a nova Radeon entregaria metade do desempenho da RTX 4060 quando o recurso está ativado. Ainda que o consumo tenha impacto nesse cenário, já que o modelo de 80 W da família GeForce não chegou a ser testado com a tecnologia, o site acredita que a arquitetura RDNA 3 ainda seja um limitador, piorado pela VRAM de baixa capacidade.

Segundo a equipe, as novas RX 7000 precisam de mais memória que as RTX 4000 (já limitadas pela capacidade que têm oferecido) para entregar um desempenho similar, principal gargalo da RX 7600S nesse caso. Resultados similares já haviam sido encontrados por outros analistas, como o canal Jarrod's Tech, mas essa é a primeira vez que vemos um comparativo mais completo feito com a rival direta da nova geração da Nvidia.

No momento, apenas o ASUS TUF Gaming A16 parece estar disponível com a solução, tendo preço sugerido que parte dos US$ 1.100 (~R$ 5.600) na versão avaliada, com CPU Ryzen 7 7735HS. Não há previsão da estreia desse modelo no Brasil e, pelo histórico, dificilmente veremos notebooks com GPUs Radeon por aqui.

Fonte: ComputerBase (em alemão), via WCCFTech