Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AMD Radeon RX 7600 XT pode ter desempenho inferior à RX 6750 XT

Por| Editado por Wallace Moté | 26 de Janeiro de 2023 às 15h38

Link copiado!

Divulgação/AMD
Divulgação/AMD
Tudo sobre AMD

Um novo rumor divulgado pela leaker All The Watts!! sugere que a GPU Navi 33, cotada para equipar as novas Radeon RX 7600 XT e RX 7600, não atendeu aos planos iniciais da AMD e deve entregar performance abaixo da RX 6750 XT — antigos detalhes divulgados pela informante indicavam que a novidade deveria superar a placa intermediária avançada mais antiga, podendo chegar próxima da RX 6800.

O chip Navi 33 não é uma novidade: a solução já equipa a Radeon RX 7600M e a RX 7600M XT para notebooks, trabalhando em uma faixa de consumo de até 120 W. Diferente do Navi 31, que equipa as mais poderosas RX 7900, o componente tem design monolítico, concentrando todas as estruturas de processamento em um único chip, e traz até 28 Unidades Computacionais (CUs), totalizando assim 2.048 núcleos, que operam com clocks de até 2.300 MHz para oferecer até 9,5 TFLOPs de poder computacional.

Continua após a publicidade

A expectativa é que o chip eventualmente chegue aos desktops equipando a RX 7600 XT, que pode trazer especificações muito similares às variantes de notebook, tendo como vantagens o acesso a mais energia para apresentar maior estabilidade e clocks mais altos, e possivelmente oferecendo mais memória. Conforme relatado por All The Watts!! em dezembro, a AMD planejava fazer da versão para PCs de mesa uma placa capaz de entregar desempenho similar ou superior à RX 6750 XT, podendo atingir performance respeitável equivalente à RX 6800.

No entanto, na postagem que divulgou nesta semana, a leaker sugere que a gigante não conseguiu atingir essa meta, e trouxe uma nova projeção: o Navi 33 teria desempenho igual ou superior à RX 6650 XT, mas mantendo-se abaixo da RX 6750 XT. Especula-se que isso posicionaria a placa num patamar próximo ao da RX 6700 XT, o que faria dela apenas 15% mais potente que a RX 6650 XT.

Apesar de ser cedo para confirmar, há dados que podem dar mais credibilidade a esse rumor, vindos da própria AMD. Segundo a gigante, a variante para notebooks seria mais veloz que uma Nvidia GeForce RTX 3060 para desktops, com os melhores resultados apresentando vantagens de até 31%. Em resumo, a RX 7600M XT atende às projeções feitas pela informante, não sendo impossível que a placa para PCs de mesa apresente performance similar — é preciso observar como o chip se comporta ao receber mais energia.

Continua após a publicidade

Caso o rumor se comprove, assim como a concorrente RTX 4060, a solução intermediária mais básica da AMD não deve ser um upgrade atraente para usuários do segmento, que costumam manter a mesma placa por longos períodos visando a economia. Os únicos diferenciais da novidade seriam a arquitetura moderna mais eficiente e os recursos proporcionados pelo seu uso, como o ganho significativo no poder de processamento de Ray Tracing e os núcleos dedicados para tarefas de Inteligência Artificial.

A série Radeon RX 7600 com chip Navi 33 ainda não foi confirmada oficialmente, mas sua existência circula entre os rumores há meses, e espera-se que seu anúncio ocorra muito em breve, considerando que a GPU já está presente nos laptops. O modelo mobile está previsto para chegar às lojas alimentando notebooks como o ASUS TUF Gaming A16 2023 em fevereiro, portanto é provável que novidades sejam divulgadas nesse período.

Fonte: NotebookCheck