CES 2023 | Linha ASUS TUF Gaming é ganha novas CPUs e modelo AMD Advantage
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
Focada em alta resistência e maior custo-benefício, a família de notebooks ASUS TUF Gaming foi atualizada nesta terça (3) durante a conferência da marca na CES 2023. Apesar de manter o design da geração anterior, ainda que ligeiramente mais compacto, os modelos receberam um conjunto de processamento totalmente renovado, embarcando novos chips de AMD, Intel e Nvidia. Entre as novidades, o destaque vai para o inédito TUF Gaming A16, primeiro modelo da linha a integrar a iniciativa AMD Advantage.
- Placa ASRock B760M com personalização do Sonic aparece em novas imagens
- 5 novas tecnologias que estrearam em 2022
Linha TUF Gaming traz novas CPUs e GPUs
A família TUF Gaming 2023 é composta por quatro modelos: o F15, o F17, o A15 e o A17. As diferenças entre eles são basicamente o tamanho da tela (15, com 15 polegadas, e 17, com 17 polegadas) e a família de processadores adotada (F para Intel, A para AMD), com o restante da ficha técnica sendo o mesmo. Assim sendo, os novos F15 e F17 são equipados com chips Intel Raptor Lake-H de 13ª geração, enquanto as versões atualizadas do A15 e A17 empregam CPUs AMD Ryzen 7000.
Todos são acompanhados das inéditas GPUs Nvidia GeForce RTX 4000 mobile, em configuração de consumo de até 140 W, RAM DDR5-4800 e até 2 TB de armazenamento SSD M.2 NVMe PCIe 4.0. Há ainda MUX Switch, que permite desabilitar a GPU integrada do processador para acessar os gráficos dedicados direto da tela do notebook, e Nvidia Advanced Optimus, que permite realizar essa troca sem ser necessário reiniciar a máquina.
O corpo da linha está ligeiramente mais compacto, sendo 4,5% menor, e apresenta um trackpad 26% maior, trazendo ainda certificação militar MIL-STD-810H de resistência a impactos, radiação, vibração e umidade, costume da linha TUF Gaming. Mesmo com a redução, o sistema de refrigeração continuaria encorpado, com novas ventoinhas redesenhadas para melhorar o fluxo de ar e 4 saídas de exaustão.
Tirando proveito do processamento mais poderoso, as telas são disponibilizadas em opções com resolução até Quad HD e taxa de atualização de 240 Hz, bem como tempo de resposta de 3 ms e taxa de atualização variável (VRR) com Nvidia G-Sync, para evitar quebras de quadros. Complementando o display, os dispositivos trazem sistema de som estéreo com Dolby Atmos e certificação Hi-Res de áudio de alta definição.
Fechando o conjunto de especificações, a linha TUF Gaming 2023 conta com porta Thunderbolt 4 de 40 Gbps (USB 4 nos modelos com CPUs AMD), teclado com retroiluminação RGB e grande bateria de 90 Wh, com suporte a carregamento rápido e recarga de até 100 W via USB-C — recurso inédito em notebooks gamer.
Novo TUF Gaming A16 traz selo AMD Advantage
Dos anúncios feitos hoje para a linha, o ASUS TUF Gaming A16 é o mais interessante, por se tratar de uma configuração inédita que procura oferecer funções premium por um preço mais acessível. Seu maior diferencial é fazer parte do programa AMD Advantage, a iniciativa da AMD pela qual notebooks e desktops são desenvolvidos em parceria com as fabricantes, embarcando configurações 100% baseadas em componentes do time vermelho e a suíte de recursos Smart Access.
O A16 chega equipado com os novos processadores Ryzen 7000 até o Ryzen 9, e as inéditas GPUs AMD Radeon RX 7000M, configuradas para consumo máximo de 120 W. Dito isso, por trazer a suíte Smart Access, esses valores de energia podem aumentar ou diminuir de acordo com o programa executado, graças ao SmartShift — a função balanceia o consumo para proporcionar mais potência ao chip que estiver trabalhando com maior intensidade.
Assim como os outros integrantes da família, o lançamento possui MUX Switch e tecnologia AMD Smart Access Graphics, um equivalente do Advanced Optimus da Nvidia que possibilita a desativação da GPU integrada sem exigir uma reinicialização. Fora isso, a refrigeração recebeu atenção especial e inclui 7 heatpipes, auxiliados pelas novas ventoinhas com fluxo de ar aprimorado para garantir o máximo de performance.
Completa o pacote de processamento as memórias DDR5-4800 em dual channel, instaladas em dois slots disponíveis para os usuários possibilitando upgrades futuros, e dois slots M.2 PCIe 4.0 para armazenamento SSD — a ASUS não detalha as configurações disponíveis de fábrica, mas é provável que a máquina suporte até 2 TB, considerando outros modelos similares da marca.
Na tela, a novidade embarca painel IPS LCD de 16 polegadas em proporção 16:10, com resolução Quad HD e taxa de atualização de 240 Hz. O display também conta com 100% de cobertura da gama de cores DCI-P3, tempo de resposta de 3 ms e VRR com AMD FreeSync, sendo acompanhado de sistema de som estéreo com tecnologia de áudio espacial Dolby Atmos e certificação Hi-Res de alta definição.
Outros destaques incluem porta USB 4 (equivalente do Thunderbolt 3, mas sem certificação da Intel no momento), webcam HD e grande bateria de 90 Wh, com carregamento rápido e recarga via USB-C. Todos os produtos apresentados pela ASUS na CES 2023 terão detalhes de preço e disponibilidade revelados apenas nos próximos meses.