Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AMD Radeon RX 6500 XT e RX 6400 têm novos detalhes e data de estreia vazados

Por| Editado por Wallace Moté | 03 de Dezembro de 2021 às 12h40

Link copiado!

AMD
AMD
Tudo sobre AMD

Supostas apostas da AMD para o segmento de entrada, as placas de vídeo Radeon RX 6500 XT e RX 6400 tiveram a existência apontada por relatos nos últimos dias. As soluções voltam agora a surgir em um novo rumor, cortesia do leaker Enthusiastic Citizen, que confirma alguns dos aspectos das próximas GPUs básicas do time vermelho, junto a possíveis datas de estreia para cada.

Radeon RX 6500 XT e RX 6400 chegam a partir de janeiro

Em publicação na rede social Billibili, o leaker reforçou que as novas RX 6500 XT e RX 6400 adotarão o inédito chip Navi 24, enquanto sugeriu que ambas contariam com apenas 4 GB de memória dedicada. A quantidade é bastante limitada atualmente, e já há jogos modernos que apresentam quedas abismais de desempenho em configurações gráficas mais avançadas quando a placa utilizada conta com 4 GB de RAM ou menos.

Continua após a publicidade

A informação não é totalmente negativa, no entanto, já que os arquivos DAG de criptomoedas, essenciais para a mineração, precisam ser mantidos na RAM durante o procedimento. O arquivo DAG de Ethereum, uma das mais populares atualmente, já passa dos 5 GB, por exemplo. Em resumo, a memória limitada pode acabar afastando criptomineradores de determinadas moedas, aliviando assim eventuais pressões nos estoques e, consequentemente, nos preços.

Enthusiastic Citizen também revelou supostas janelas de lançamento para cada placa: mais potente, a RX 6500 XT poderia ser anunciada em janeiro, possivelmente durante a CES 2022, considerando que as rivais Intel e Nvidia estariam planejando anúncios para o mesmo período. A modesta RX 6400, por outro lado, seria revelada apenas 2 meses depois, em março.

Placas trazem nova GPU Navi 24 e 4 GB de RAM

Continua após a publicidade

Parte das especificações das novas GPUs Radeon já haviam sido sugeridas pelos rumores anteriores, assim como por dados presentes nos próprios drivers da AMD. Tudo indica que a RX 6500 XT pode ser lançada com o chip Navi 24 completo, trazendo 16 Unidades Computacionais (CUs), 1.024 núcleos e 16 Ray Accelerators para Ray Tracing.

A RX 6400 contaria com uma versão reduzida da GPU, apresentando 12 CUs com 768 núcleos e 12 Ray Accelerators. Por ser menos exigente, seu consumo se manteria abaixo dos 75 W e, dessa maneira, poderia ser alimentada diretamente do slot PCI-E, sem precisar de um conector externo de energia — outro ponto reforçado por Enthusiastic Citizen no rumor de hoje.

Fonte: WCCFTech, VideoCardz