Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AMD pode lançar GPUs Radeon RX 6500 XT e RX 6400 com novo chip Navi 24

Por| Editado por Wallace Moté | 23 de Novembro de 2021 às 17h30

Link copiado!

Reprodução/WCCFTech
Reprodução/WCCFTech
Tudo sobre AMD

Ainda que a maioria dos rumores sugira que a AMDjá prepara sua próxima geração de placas de vídeo, algumas dessas informações indicam que a empresa ainda tem mais algumas novidades da família Radeon RX 6000 para anunciar. Ao que parece, a gigante trabalha em uma nova GPU, a Navi 24, para atender ao mercado de placas de vídeo de entrada.

Dois novos rumores, divulgados nesta semana, podem ter revelado os primeiros detalhes das soluções equipadas com a novidade — a Radeon RX 6500 XT e a RX 6400 podem estrear no início de 2022, trazendo tecnologias modernas para modelos mais simples em meio à escassez global de chips, com preços mais razoáveis.

AMD prepara novas Radeon RX 6500 XT e RX 6400 com GPU Navi 24

Continua após a publicidade

Segundo o leaker @KOMACHI_ENSAKA, cujo histórico de vazamentos é respeitável, a AMD está trabalhando na Radeon RX 6500 XT e na RX 6400. Ambas seriam munidas de 4 GB de VRAM GDDR6, quantidade aceitável para o segmento em que as soluções devem ser posicionadas. O informante não chegou a divulgar informações mais detalhadas sobre especificações, no entanto.

Essas informações foram corroboradas por fontes do site VideoCardz, que revelaram ainda algumas das configurações das supostas novas placas de entrada da AMD. Mais potente, a RX 6500 XT traria a nova GPU Navi 24 completa, com 16 Unidades Computacionais (CUs) e 1.024 Stream Processors. Já a RX 6400 seria equipada com uma Navi 24 simplificada, com apenas 12 CUs e 768 Stream Processors.

Além da redução na contagem de núcleos, a principal diferença entre os dois modelos estaria na alimentação — a RX 6400 não necessitaria de conectores externos de energia, o que indica que seu consumo total deve se estabelecer abaixo dos 75 W, quantidade máxima de eletricidade transmitida pelo slot PCI-E. O rumor reforça a presença de 4 GB de memória GDDR6, e sugere velocidades de 14 Gbps.

Continua após a publicidade

Fora isso, o grande destaque de ambas seria o suporte a tecnologias avançadas modernas como Ray Tracing, até então inédito no segmento mais básico de placas da AMD. Para esse fim, a RX 6500 XT contaria com 16 Ray Accelerators, enquanto a RX 6400 traria 12 dos núcleos especializados na aceleração da tecnologia, com um Ray Accelerator por CU.

Ainda segundo as fontes do VideoCardz, as novas placas estreariam já no primeiro trimestre de 2022, entre janeiro e março, com a RX 6500 XT sendo a primeira a chegar. Ambas seriam vendidas com foco no Full HD, mas dadas as especificações e a capacidade limitada de memória, as GPUs estariam mais preparadas para gameplay em qualidade média ou baixa, ou ainda em resoluções menores.

Placas de vídeo de entrada já haviam vazado no passado

Essa não é a primeira vez que placas de vídeos da AMD baseadas no chip Navi 24 são citadas por rumores e vazamentos. Há alguns meses, atualizações de drivers da empresa revelaram a adição de 17 novos identificadores ao código, incluindo informações da recente RX 6600, indicando que novos modelos de GPU seriam lançados em breve.

Continua após a publicidade

Rumores de Greymon55, outro leaker renomado, também citaram a GPU Navi 24 em rumores sobre a família Radeon RX 7000. Ao que parece, além de atuar como uma solução acessível da linha RX 6000, o chip também pode ganhar uma versão revitalizada em 6 nm para atender ao mercado de entrada na próxima geração.

Fonte: VideoCardz, PCGamer