Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AMD prepara kit de desktop 4800S com chip de Xbox e GPU Radeon RX 6600

Por| Editado por Wallace Moté | 07 de Dezembro de 2021 às 13h52

Link copiado!

Reprodução/AMD
Reprodução/AMD
Tudo sobre AMD

Fontes do site VideoCardz sugeriram que a AMD prepara um novo kit de desktop aos moldes do AMD 4700S, que ganhou popularidade por utilizar chips defeituosos de Sony PlayStation 5. Supostamente chamado AMD 4800S, a novidade chegaria em breve com um conjunto de especificações mais encorpadas, possivelmente adaptando chips de Xbox Series X|S e oferecendo uma experiência mais próxima de um desktop do que o modelo mais antigo.

AMD 4800S vaza com possível chip de Xbox e RX 6600

O vazamento traz imagens do novo kit, bem como uma breve lista de especificações. A novidade será equipada com uma CPU com microarquitetura Zen 2 não especificada, em uma placa com slot PCI-E 4.0 x16 e porta M.2 para SSDs e placas de rede sem fio. Fora isso, o conjunto é acompanhado de GPU Radeon RX 6600 da TUL, empresa responsável pela marca PowerColor, mais reconhecida.

Continua após a publicidade

Com esses detalhes em mãos, é possível levantar algumas suposições. Começando pela CPU, é possível que o kit traga o mesmo SoC Ariel do PS5 com clocks mais altos, ou mesmo empregar o chip utilizado pela Microsoft na família Xbox Series. Independente disso, ambos têm processador bastante similar, não apresentando grandes diferenças na prática.

O que reforça as possibilidades de que este é um kit baseado nos chips do Xbox são o restante das especificações — assim como o 4800S, os consoles da Microsoft trazem porta M.2 dedicada para o SSD do sistema e fácil acesso ao barramento PCI-E 4.0, dois pontos ausentes no 4700S em virtude dos métodos utilizados pela Sony para organizar o hardware do PS5.

Continua após a publicidade

Outros destaques são o suporte a coolers dedicados ao soquete AM4, mesmo utilizado pela família Ryzen 5000, o que permitirá a instalação de AiOs e outros sistemas de refrigeração mais robustos, bem como a compatibilidade com placas de vídeo mais modernas, uma das maiores fraquezas do 4700S, justamente devido à presença do barramento mais recente.

Novidade pode chegar para acompanhar kit AMD 4700S

Observar o AMD 4700S e suas características pode trazer pistas sobre o que esperar do 4800S. A solução foi oficializada em julho deste ano, pensada para quem quer montar PCs compactos versáteis e tendo como destaque o reaproveitamento de chips defeituosos do PS5, prática comum na indústria para evitar desperdícios e lucrar com hardware que, do contrário, seria descartado.

Continua após a publicidade

O chip tem 8 núcleos e 16 threads, operando com clock base de 3,6 GHz e boost de 4,0 GHz, acompanhados de 12 MB de cache e consumo estimado de 72 W. Há opções de 8 GB ou 16 GB de RAM GDDR6 com velocidade de 14 Gbps, e um air cooler pré-instalado, além de slots PCI-E 2.0, que permitiam apenas a instalação de GPUs mais antigas, como a GTX 1060 e a RX 590.

Ainda segundo as informações, o AMD 4800S será curiosamente fabricado pela MSI e chega ao mercado no primeiro trimestre de 2022, mas ainda não há informações sobre preços, nem mesmo regiões em que o kit será disponibilizado. Apesar disso, caso siga o caminho trilhado pelo 4700S, é provável que a novidade seja lançada globalmente.

Fonte: VideoCardz