Publicidade

AMD pode liberar FSR 4 para placas de vídeo antigas

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
AMD
AMD
Tudo sobre AMD

Sempre que uma nova geração de GPUs sai com ela novas tecnologias de upscaling e geração de quadros para o novo hardware, usuários de placas antigas reclamam. Um vazamento do código-fonte do FSR 4 pela própria AMD nos indica que pode ser possível rodar o recurso, exclusivo das Radeon RX 9000, nas GPUs baseadas em RDNA 3.

A AMD publicou e removeu rapidamente o código-fonte completo do FSR 4 em sua página no GitHub. O vazamento acidental, que ocorreu durante o lançamento do novo FidelityFX SDK 2.0, revelou que a empresa está trabalhando para tornar o FSR 4 compatível com placas de vídeo antigas.

AMD facilita implementação do FSR

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Apesar de ter sido um vazamento breve, a internet não perdoa e os prints estão por aí. O Videocardz foi um dos sites que conseguiu ser mais rápido e com a imagem capturada por eles, conseguimos ver o código indicando que o FSR 4 terá suporte a INT8, formato suportado pelas Radeon RX 7000.

Com o lançamento do FidelityFX SDK 2.0, a AMD também introduziu um novo modelo de distribuição que exige o uso de DLLs pré-compiladas e assinadas. Essa mudança visa facilitar a implementação e a atualização do FSR pelos desenvolvedores e permitirá que futuras versões do software Adrenalin Edition atualizem automaticamente a tecnologia nos jogos.

Atualmente, o FSR 4 é exclusivo para a arquitetura RDNA 4, que possui aceleradores de IA melhorados, capazes de processar FP8 com eficiência. A versão vazada em INT8, embora provavelmente ofereça uma qualidade de imagem inferior em comparação com a FP8, semelhante ao que ocorre com o XeSS da Intel, ampliaria significativamente o alcance da nova tecnologia para um número maior de jogadores.

Veja mais do CTUP:

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*