AMD divulga avanços em path tracing e upscaling com IA para FSR
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |
A briga pela melhor técnica de upscaling tem a NVIDIA como vencedora até o momento com o DLSS. Mas isso pode mudar em breve, já que a AMD está trabalhando na próxima versão do FSR com técnicas baseadas no uso de IA assim como a rival.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- GPU do PS5 Pro tem mesmo desempenho da Radeon RX 6800
- AMD anuncia Ryzen 7 9800X3D com 104 MB de cache e 20% mais potente que rival
A AMD divulgou os avanços que tem tido com denoiser e upscaling com rede neural. A novidade deve chegar, possivelmente, com o FSR 4, mas esse detalhe não chegou a ser mencionado pela empresa.
Melhorias da AMD para brigar com o NVIDIA DLSS
O Time Vermelho das placas de vídeo agora está no processo de aprimoramento das técnicas de redução de ruído em ray tracing através de IA, assim como a NVIDIA começou a fazer com o DLSS 3.7 e o "Ray Reconstruction".
Além disso, a companhia liderada por Lisa Su também quer melhorar a qualidade de seu upscaling. Mesmo com a versão mais atual do FSR (3.1), a solução da empresa fica consideravelmente atrás da rival e até mesmo do Intel XeSS, tecnologia mais nova das três e que tem apresentado bons resultados.
Enquanto as GPUs GeForce RTX fazem uso dos núcleos tensores para seu supersampling, a AMD ainda não conta com aceleração a nível de hardware até as Radeon RX 7000 (RDNA 3). Existem rumores de que as placas de vídeo RDNA 4 serão mais poderosas em ray tracing, resta saber se será por conta de núcleos dedicados a isso.
Em geral, a AMD garante que esses avanços trarão "performance altamente otimizada para path tracing em tempo real na resolução 4K", além de imagem mais limpa por conta da eliminação de ruídos.
Não foi revelado quando a companhia pretende lançar essa nova tecnologia e a expectativa é que ela chegue junto das Radeon RX 8000 baseadas em RDNA 4 no começo de 2025, mesmo período em que a NVIDIA deve anunciar as GeForce RTX 50.