ADATA lança primeiro SSD externo do mundo com USB 4.0
Por Daniel Trefilio • Editado por Jones Oliveira |
A ADATA lançou o primeiro SSD externo do mercado com interface USB 4.0 de 40 Gbps. O SE920 foi apresentado durante a CES 2023, recebendo inclusive premiações de inovação, e conta com ventoinha embarcada para dissipação de calor e taxas de leitura e escrita de 3.800 e 3.700 MB/s.
O SE920 utiliza conector USB-C e é retrocompatível com interfaces USB 3.2 e USB 2.0, além de ter suporte a Thunderbolt 3 e 4. Naturalmente, a taxa de transferência fica limitada às especificações da interface. Dessa forma, em portas USB 3.2 as velocidades máximas podem chegar a 2.500 MB/s (20 Gbps).
Era do USB 4.0
Por ser o primeiro modelo USB 4.0, o SE920 consegue transferir arquivos de 10 GB, por exemplo, em apenas 3 segundos. Isso faz dele um acessório de alto desempenho para uso profissional, como em edição de vídeo ou modelagem 3D.
Para garantir sua operação estável, o SE920 traz uma microventoinha embutida na carcaça, trazendo uma solução de arrefecimento ativa e dedicada. Segundo os testes internos da fabricante, isso garante ao dispositivo temperaturas de operação até 10% inferiores a modelos com dissipação passiva.
Apesar de ainda estar abaixo das velocidades do PCIe 4.0, as taxas de transferência do SE920 são equivalentes a de SSDs NVMe PCIe Gen 3. Dessa forma, ele ainda pode ser utilizado para instalar e rodar jogos com desempenho excelente, mesmo nos consoles PlayStation 5 e Xbox Series X e Series S, salvo títulos específicos desenvolvidos para utilizar todo o barramento.
O novo SSD externo SE920 terá versões com 1TB e 2TB de armazenamento, mas ainda não tem preço confirmado ou data para chegar ao varejo. Atualmente o SE900G de 1TB e interface USB 3.2 está custando, em média, US$ 100, então é seguro assumir que o novo modelo deve chegar um pouco mais caro.