Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Acer pode lançar placas de vídeo customizadas da linha Radeon RX 7000

Por| Editado por Wallace Moté | 31 de Janeiro de 2023 às 17h48

Link copiado!

Divulgação/AMD
Divulgação/AMD
Tudo sobre Acer

Mais conhecida pelos desktops e notebooks, a Acer entrou no mercado de GPUs customizados no ano passado ao lançar variantes próprias da Intel Arc A770 e Arc A380 e, segundo rumores, planeja expandir sua participação nesse segmento ainda neste ano. Informações que circulam entre fóruns chineses e até em fontes de cadeia de suprimentos da Ásia indicam que a marca estaria trabalhando em modelos customizados da AMD, com soluções da recém-lançada família Radeon RX 7000.

De acordo com os rumores, com a iniciativa, a Acer estaria buscando se fortalecer dentro do segmento conhecido como DIY (Do It Yourself, ou faça você mesmo em tradução livre), que compreende a montagem de computadores por parte dos próprios usuários, depois de uma estreia inesperada em parceria com a Intel.

A gigante surpreendeu a todos ao entrar na categoria com dois modelos da série Intel Arc, sob a marca gamer Predator, e chamou atenção pelo sistema de refrigeração curioso, especialmente na solução baseada na mais robusta Arc A770, que combinava uma ventoinha no estilo blower com outra maior tradicional.

Continua após a publicidade

Para essa expansão, a companhia taiwanesa estaria estudando desenvolver projetos baseados em GPUs da linha Radeon RX 7000 da AMD, mais especificamente modelos da série RX 7900. A marca lançaria projetos premium, mas apostaria em preços competitivos, tentando atrair usuários que estejam buscando modelos Nvidiacomo a GeForce RTX 4070 Ti e a RTX 4080.

O rumor não chega a detalhar se a companhia eventualmente aproveitaria o design de refrigeração empregado nos chips da Intel, ainda que a probabilidade seja baixa, considerando que o conjunto é idealizado para dissipar 250 W, enquanto os componentes mais robustos da família Radeon operam na casa dos 350 W. Esse reaproveitamento só aconteceria na ocasião da Acer utilizar séries mais básicas do time vermelho.

Continua após a publicidade

O ponto mais curioso é que, segundo o rumor, esses modelos customizados seriam lançados ainda em 2023, mesmo que um prazo mais específico não seja dado. Isso pode abrir margem para a marca apostar nos chips intermediários da AMD, que estão previstos para estrear neste ano — modelos como a RX 7600M XT já utilizam o Navi 33, cotado para equipar a RX 7600 XT para desktops.

Caso esse movimento se confirme, a Acer teria assim linhas dedicadas para AMD e Intel, um crescimento bastante rápido quando pensamos que a marca produzia placas customizadas apenas para os próprios desktops. O rumor indica que a Nvidia não seria contemplada no momento, ainda que não descarte a possibilidade de vermos soluções RTX 4000 no futuro — alguns dos modelos dedicados ao PCs pré-montados da empresa são baseados em GPUs do time verde.

Fonte: WCCFTech