HD Externo LaCie Rugged: 1 TB seguro, bonito e com preço alto

Por Pedro Cipoli

Discos rígidos com 1 terabyte de capacidade chegaram a preços bastante acessíveis, o que fez com que muitos fabricantes disputasem por sua fatia de mercado mais por preços do que propriamente por algum diferencial. Se uma empresa quiser aumentar sua margem de lucro ela deve, necessariamente, oferecer algum diferencial importante. É esse o caso do LaCie Rugged de 1 TB, que possui três diferenciais em relação concorrência.

Um deles é o design, feito inteiramente de alumínio e que traz como vantagem não somente um visual mais interessante, como também benefícios técnicos. O alumínio dissipa calor de forma mais eficiente que o plástico que geralmente é utilizado em modelos de 2,5 polegadas. Até mesmo durante benchmarks pesados o LaCie Rugged pouco esquentou. O segundo diferencial é um "bumper" que o protege contra quedas acidentais, uma proteção que o Buffalo MiniStation Extreme já oferece por padrão, por exemplo.

Já o terceiro e último é a adição de uma porta Thunderbolt, que teoricamente possibilita taxas de transferência máximas de 10 GB/s, lado a lado com uma porta USB 3.0. Como estamos falando de um disco rígido padrão SATA III de 5.400 RPM, a Thunderbolt fica subutilizada, já que, em nossos testes em uma porta USB 3.0, mal conseguimos passar de 100 MB/s.

Isso significa que sequer conseguimos nos aproximar da capacidade máxima teórica de uma porta USB (cerca de 5 GB/s) – que dirá na Thunderbolt. Apesar disso, a porta é um bom diferencial para os usuários de Mac, já que todos os novos modelos possuem essa conexão.

Configuração de testes em um notebook Ativ Book 6:

  • Processador: Intel Core i5-3230M de 2,6 GHz (Turbo Boost até 3,2 GHz, 3 MB de cache L3 e Hyperthreading);
  • Memória RAM*: 12 GB de memória DDR3 rodando a 1.600 MHz em dual-channel;
  • Placa de vídeo integrada: Intel HD 4000;
  • Placa de vídeo offboard: AMD Radeon HD 8850M com 2 GB de memória dedicada;
  • Armazenamento*: SSD Samsung 840 EVO de 250 GB**;
  • Sistema operacional: Windows 8.1

*Especificações com upgrade, não presentes na versão padrão do Ativ Book 6

** Esse SSD conta com 512 MB de memória RAM DDR2 dentro do disco. Utilizamos o software Samsung Magician para usar esse cache durante os testes para eliminar qualquer tipo de gargalo do computador durante os testes, assim como a máquina foi configurada no modo "Alto Desempenho" pelo mesmo motivo.

HD Tune Pro 5.50 Portable

Info

O HD Tune Pro é uma das suítes mais completas de testes de discos rígidos, SSDs, Memórias RAM e até pendrives. O software é capaz de realizar inúmeros testes bastante detalhados e avaliar esses dispositivos em situações reais de uso. Na aba "Info" são listadas as principais características do LaCie Rugged, onde vemos pelo número de série que se trata de um disco rígido da Samsung com buffer de 16 MB e velocidade média abaixo do que esperávamos: 74 MB/s.

LaCie Rugged

Benchmark

Nos testes de leitura de dados do HD Tune Pro, o LaCie Rugged começou bem, atingindo um pico de 110 MB/s, mas depois caiu para 48 MB/s. Esse é um dos primeiros HDs externos que vimos onde a velocidade cai tanto, já que normalmente a velocidade fica em 60 MB/s. Executamos o teste mais de uma vez para nos certificarmos de que não se tratava de um erro, mas é isso mesmo. Ainda assim, a velocidade média ficou em 82,7 MB/s, não fugindo muito do padrão de outros modelos.

LaCie Rugged

File Benchmark

Na aba "File Benchmark" realizamos o teste de transferência de arquivos do HD Tune, que é mais rigoroso do que o de outros programas. As velocidades alcançadas, no entanto foram basicamente as mesmas da aba "Benchmark", além do mesmo resultado de leitura aleatório da grande maioria dos HDs.

LaCie Rugged

Random Access

Em testes de acesso aleatório, o LaCie Rugged alcançou tempos típicos de um HD convencional, ou seja, bastante altos. Este quesito é onde os SSDs abrem uma vantagem generosa em relação aos discos rígidos, já que possuem tempos de acesso bem mais baixos. Mesmo assim, os resultados ficaram abaixo do que esperávamos mesmo para um HD externo.

LaCie Rugged

ATTO Benchmark

Utilizado por muitas empresas para comprovar as taxas de transferência de memórias primárias (memória RAM) e secundárias (discos rígidos e SSDs), o ATTO Benchmark realiza transferência de blocos de dados de 512 bytes até 8 MB e disponibiliza o resultado na forma de gráficos de barras. O desempenho ficou abaixo de 100 MB/s em ambos os testes que relizamos com o LaCie Rugged, mas é curioso observar que neste teste o desempenho não caiu em blocos maiores (de 2 GB).

LaCie Rugged
LaCie Rugged

CrystalDiskMark 3

O CrystalDisk Mark é um programa gratuito e bastante simples, feito para medir o desempenho de dispositivos de armazenamento. Nele, utilizamos blocos de 500 MB e 4000 MB para testarmos duas características.

Primeiro, tentamos ver se o buffer de 512 MB do SSD ajudaria no armazenamento do bloco de 500 MB – e não ajudou. No CrystalDiskMark 3, o LaCie Rugged apresentou o pior resultado de escrita/leitura contínua, sendo quase 40% menor do que o apresentando por modelos concorrentes.

CrystalDiskMark 3 500 MB

Ao testarmos com um bloco gigantesco de 4000 MB, esperávamos que o resultado iria ser ainda pior, mas, pasmem, foi melhor do que quando utilizamos um bloco de 500 MB – dá para entender? Fizemos um novo teste e o resultado foi o mesmo.

LaCie Rugged

Conclusão

Como pudemos ver, o LaCie Rugged apresenta um nível de performance abaixo do esperado, perdendo para praticamente qualquer HD Externo que testamos até hoje aqui no Canaltech. Vale a pena mencionar que os teste foram realizados nas mesmas condições de outros modelos, utilizando a mesma interface USB 3.0 e, mesmo assim, os resultados foram inferiores ao que esperávamos. Se levarmos em consideração o fato de que o disco esquentou bem menos que outros HDs externos comuns, o resultado é ainda mais decepcionante.

Estamos falando também de um disco externo que custa quase 5 vezes mais do que concorrentes de mesma capacidade, passando facilmente de R$ 1.000 e, sinceramente, não entendemos o motivo de uma diferença tão grande para ter menos desempenho. Sim, ele esquenta pouco. Sim, ele é de alumínio e possui um bumper que o protege contra impactos. E sim, ele possui conexão Thunderbolt. Apesar disso, não são essas características que deveriam fazê-lo custar 5 vezes mais do que os demais.

A LaCie possui preços mais caros por padrão, geralmente oferecendo produtos mais bonitos e confiáveis do que a média, mas, nesse caso em especial, acreditamos que essa diferença não se justifica. É um excelente modelo com uma diferença de performance que pode não atrapalhar muito no dia a dia, mas tem uma baixíssima relação custo-benefício.

Vantagens

  • Construção de qualidade;
  • Bumper que protege contra impactos;
  • Tem conexão Thunderbolt;

Desvantagens

  • Desempenho abaixo do esperado;
  • Preço alto.
Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.