Fabricante de chips Qualcomm começa a demitir funcionários para cortar custos

Por Redação | 27 de Novembro de 2013 às 08h20

A Qualcomm, grande fabricante de chips para dispositivos móveis, recentemente começou a demitir funcionários do seu quadro, que hoje conta com um total de 31 mil pessoas empregadas ao redor do mundo. As informações são do site Gigaom.

A empresa prefere não comentar nem detalhar o número total de cortes, mas afirma que o objetivo é meramente o controle de despesas. O Gigaom afirma que, de acordo com suas fontes, algumas divisões tiveram 100 funcionários demitidos com pessoas em cargos de vice presidência sendo desligadas.

A expectativa da companhia para o longo prazo é de grande crescimento, enquanto as projeções para os próximos seis meses são de crescimento mais lento. Isso se deve principalmente à pressão causada por fabricantes de baixo custo como a MediaTek e também as gigantes Samsung e Apple que passaram a fabricar seus próprios processadores.

As projeções também revelam que o final de 2014 deve representar bons resultados, já que até lá as redes LTE (4G) estarão melhor difundidas pelo mundo, em especial na China. Com isso, mais pessoas estarão usando aparelhos compatíveis com esta tecnologia e eles terão em seu interior hardware produzido pela Qualcomm.

Ela tem sido, inclusive, uma das principais impulsionadoras da revolução da internet móvel e foi capaz de posicionar seus chips de modo que fossem amplamente utilizados na nova geração de smartphones. Ela também se diversificou agressivamente dentro do ramo para produzir chips destinados a dispositivos conectados para a chamada "Internet das Coisas".

Mas, como pode uma companhia bem posicionada no mercado começar a demitir funcionários? Essas medidas podem ser consideradas normais, já que regularmente as empresas precisam se realinhar e se preparar melhor baseadas nas projeções que são feitas periodicamente. Como espera-se um crescimento mais lento a curto prazo e a pressão de concorrentes, isso deve explicar a decisão de diminuir um pouco o quadro de funcionários.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!