Publicidade

URGENTE: ataque hacker que ameaça a Europa chega ao Brasil

Por| 12 de Maio de 2017 às 17h08

Link copiado!

URGENTE: ataque hacker que ameaça a Europa chega ao Brasil
URGENTE: ataque hacker que ameaça a Europa chega ao Brasil

Na manhã desta sexta-feira (12), um ataque hacker de proporções preocupantes aconteceu na Europa, atingindo diversas companhias de infraestrutura, hospitais e empresas do mercado financeiro. Como parte da invasão, os bandidos virtuais estão pedindo um valor em dinheiro em troca de liberar o computador bloqueado.

Além de empresas europeias, outras dos Estados Unidos também foram atingidas, e a última notícia diz que o ransomware acaba de chegar também ao Brasil. Empresas que dependem da infraestrutura espanhola e que atuam no Brasil já teriam sido afetadas, como a Telefônica, por exemplo, que teve 85% de seus computadores afetados em sua sede na Espanha. Os hackers estão cobrando US$ 300 em bitcoins por computador para interromperem o ataque, com prazo máximo para o dia 19 de maio.

Caso as empresas não consigam recuperar seus sistemas e não aceitem pagar o valor do resgate, os invasores estão ameaçando apagar todos os dados que foram criptografados pelo malware. O ransomware é um tipo de malware que, ao infectar um computador ou sistema, restringe o seu acesso e pede uma recompensa para que o usuário possa voltar a usar o sistema. Isso acontece quando alguém baixa, sem saber, um arquivo malicioso da internet, contaminando toda a rede.

O ataque de hoje foi causado por uma versão do ransomware WannaCrypt, que se aproveita de vulnerabilidades no Windows e é executado remotamente. Rapidamente, a Microsoft liberou uma atualização de emergência no Microsoft Security Advisory 4022344, já que quase todas as versões do sistema operacional podem ser afetadas — portanto, é preciso atualizar os sistemas imediatamente.

Continua após a publicidade

O ataque já está tomando proporções tão grandes que a Intel publicou uma página para que o mundo inteiro possa acompanhar em tempo real a disseminação do malware. Por enquanto, ainda é um mistério a identidade dos autores do ataque, mas a imprensa internacional já divulgou que os criminosos teriam relacionamentos com a China.

O que está acontecendo no Brasil

Confirmada a chegada do ransomware em território brasileiro, a preocupação é geral. O Twitter oficial do portal jurídico Jota.info já até fez uma postagem anunciando que, devido ao ataque, o Tribunal de Justiça de São Paulo recomendou que todos os computadores de seu sistema fossem imediatamente desligados.

Continua após a publicidade
Devido a ataque cibernético em vários países, TJSP pede que sejam desligados todos os computadores ligados ao sistema do tribunal. pic.twitter.com/1t25AltmOM — JOTA (@JotaInfo) May 12, 2017

Isso porque computadores da rede do Tribunal já foram afetados, como mostra a imagem abaixo do computador de um desembargador de fórum em São Paulo, que já foi infectado:

De acordo com a expertise de Fernando Amatte, especialista da empresa de cibersegurança CIPHER, a recomendação é atualizar o quanto antes o Windows nos computadores que você usa, tanto em casa, quanto no trabalho. Além disso, recomenda-se reinicializar servidores, já que o impacto operacional do downtime será menor do que aquele causado pela ameaça.

Continua após a publicidade

Outras recomendações de Amatte são se desconectar imediatamente da internet, garantir que apenas portas de comunicação necessárias em computadores e servidores se mantenham conectadas à web, e correr atrás “para ontem” de atualizações e patches de segurança para o sistema.

Siga acompanhando aqui no Canaltech todas as novidades que surgirem sobre o ataque e suas consequências no Brasil!