5 serviços úteis do Gov.br que você precisa conhecer

5 serviços úteis do Gov.br que você precisa conhecer

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 03 de Maio de 2022 às 12h50
André Magalhães/Canaltech

Com uma conta Gov.br, é possível ter acesso a diversos serviços, benefícios e plataformas do Governo Federal. Com um sistema de login único, cidadãos conseguem concentrar informações importantes em um mesmo lugar e não precisam criar contas diferentes para solicitar serviços de diferentes órgãos públicos.

Alguns serviços da conta Gov.br são mais populares, como a regularização do CPF, acesso ao Meu INSS, inscrição no ENEM ou ProUni, entre outros. Mas as opções não param por aí: há uma ampla variedade de ferramentas digitais que podem ser acessadas com a conta, facilitando o seu dia a dia. Confira algumas opções!

1. Procurar vagas de emprego

O Gov.br é a forma de acesso ao portal Emprega Brasil, criado pelo Ministério do Trabalho. Entre os serviços disponíveis, é possível procurar por vagas de emprego disponíveis. Todo o processo é feito pela plataforma, desde a criação do currículo, envio de candidatura e o agendamento de entrevistas.

Use o Gov.br para procurar vagas de emprego online (Captura de tela: Caio Carvalho)

O portal Emprega Brasil ainda disponibiliza outros serviços para trabalhadores e empregadores. Pode ser usado para acessar a Carteira de Trabalho Digital, solicitar o Seguro-Desemprego, atualizar dados profissionais, entre outras opções.

2. Consultar dados sobre um veículo e pagar multas com desconto

O portal da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) também disponibiliza uma lista de serviços disponíveis com acesso a partir de sua conta Gov.br. Apesar de a CNH Digital ser um recurso popular, as opções não param por aí: é possível, por exemplo, conferir multas e pagá-las pela plataforma com até 40% de desconto.

Carteira Digital de Trânsito pode ser usada para conferir a sua CNH e pagar multas com desconto (Captura de tela: André Magalhães)

Para isso, é necessário aderir ao Sistema de Notificação Eletrônica na plataforma. Pelo portal do SENATRAN, também é possível agilizar diversos processos relacionados a veículos, como a autorização de transferência de propriedade de veículo entre pessoas físicas e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

3. Acessar a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda

Na hora de declarar o seu Imposto de Renda, uma alternativa para simplificar os processos é utilizar a declaração pré-preenchida. Essa opção preenche automaticamente alguns campos do formulário com base em informações fornecidas em declarações passadas, carnê-leão, serviços médicos e outras fontes pagadoras de terceiros.

Use conta em nível ouro ou prata do Gov.br para acessar a declaração pré-preenchida (Captura de tela: André Magalhães)

Com uma conta Gov.br de nível prata ou ouro, é possível acessar e utilizar a declaração pré-preenchida pelo celular, navegador ou software para computadores. Além disso, a plataforma Meu Imposto de Renda utiliza a mesma forma de login para consultar informações sobre a restituição e outros prazos importantes.

4. Tirar passaporte online

Vai viajar? Não se esqueça de emitir ou renovar o passaporte. Para realizar esse procedimento online, basta usar o portal Gov.br e preencher o formulário com a sua solicitação. Depois, é necessário apenas realizar o pagamento e agendar a retirada do seu documento.

Solicite um passaporte de forma online (Captura de tela: Felipe Freitas)

Após a solicitação, basta acessar o site da Polícia Federal para acompanhar o andamento do pedido. Para isso, utilize seu CPF e o número do protocolo.

5. Utilizar o Portal do Empreendedor

O Portal do Empreendedor reúne diversos serviços e ferramentas para Microempreendedores Individuais (MEI). Na plataforma, é possível regularizar o seu MEI, realizar o pagamento dos tributos necessários, acessar certidões e emitir todas as declarações necessárias.

Acesse os benefícios do Portal do Empreendedor (Captura de tela: André Magalhães)

Se você quer começar a usar o portal, é necessário acessar com a sua conta Gov.br. Em seguida, basta utilizar a lista de serviços e abrir o seu MEI.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.