Como regularizar CPF online no site da Receita Federal
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno Salutes | •
A Receita Federal disponibilizou um espaço no próprio site para regularizar e alterar informações do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Chamada de "Meu CPF", a área permite realizar processos online, incluindo alteração de CPF já regular, regularização de CPF suspenso, alterações de endereços e complementos de informações.
As mudanças e solicitações são feitas com o preenchimento de formulário em navegadores. Durante testes feitos pelo Canaltech, foi possível acessar a plataforma em computadores e celulares. Em alguns casos, o site solicita o envio de documentos por e-mail, acompanhados de uma selfie para comprovação de identidade. Veja o passo a passo abaixo, realizado na versão mobile do Google Chrome.
Receita Federal: como regularizar o CPF pelo site
Passo 1: acesse a página do Meu CPF clicando aqui;
Passo 2: desça na tela até a aba "Serviços em destaque" e selecione uma das caixas para prosseguir;
Passo 3: toque em "Etapas para a realização desse serviço" para prosseguir;
Passo 4: procure por "Canais de prestação" e escolha uma das ações que deseja realizar;
Passo 5: preencha o formulário apresentado e pressione "Enviar" para continuar;
Passo 6: confirme os dados e, em seguida, digite o código Captcha exibido;
Passo 7: sua solicitação estará concluída. Dependendo da situação, a plataforma informará os documentos que precisam ser enviados por e-mail. Em outras situações, basta visualizar a confirmação e acessar o comprovante, se necessário.
Outras formas de acessar o CPF online
Se você precisa consultar seu CPF e outras informações a respeito, existem outras duas alternativas para realizar ações online. A primeira é através do app CPF Digital (Android | iOS), que auxilia com a consulta sobre restituição do Imposto de Renda. A outra opção é através de um chatbot da Receita Federal no Telegram (Android | iOS), no qual é possível alterar e regularizar informações. Para saber como utilizar cada um dos apps, confira os links abaixo:
Você já utilizou a plataforma da Receita Federal? Comente a experiência!