Publicidade

O que é FGTS Digital?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Março de 2024 às 14h19

Link copiado!

Reprodução/FGTS Digital
Reprodução/FGTS Digital

O FGTS Digital é uma ferramenta de gestão do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço em vigor desde o dia 1º de março de 2024. Esse sistema visa facilitar o cumprimento da obrigação de recolhimento do fundo pelos empregadores e garantir que os valores devidos aos trabalhadores sejam depositados corretamente em suas contas.

Como funciona o FGTS Digital

O FGTS Digital reúne os dados do eSocial, Pix, acesso à conta Gov.br e outros sistemas do gênero. A Caixa Econômica Federal é a responsável pelo gerenciamento do dinheiro do fundo, assim como já o fazia na época do modelo tradicional.

Continua após a publicidade

A plataforma usa as informações de remuneração declaradas no eSocial, onde os débitos são identificados desde sua origem. No caso, os empregadores podem gerar guias personalizadas, calcular indenização compensatória, consultar extratos detalhados do trabalhador, entre outras funcionalidades.

Vantagens do FGTS Digital

O FGTS Digital traz mais agilidade e economia para as empresas, segundo o governo. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) alega que o sistema reduz em até 34 horas mensais o tempo gasto com o processo de recolhimento do FGTS.

Outro benefício do modelo é vincular o FGTS ao CPF do empregado em vez do PIS. Segundo a pasta, isso resolve uma série de problemas ligados ao uso do PIS, como a existência de mais de um número para o mesmo trabalhador. A intenção é que, com o CPF, o sistema tenha menos inconsistências.

Continua após a publicidade

O novo sistema também permite que os empregadores façam os pagamentos do FGTS via Pix. De acordo com o MTE, essa facilidade diminui os custos do governo com pagamentos e torna a arrecadação mais ágil.

Quanto ao prazo de pagamento, os empregadores podem depositar o FGTS mensal até o sétimo dia de cada mês. Essa regra permite que o depósito seja feito até o vigésimo dia do mês.

Veja outras vantagens oferecidas pelo FGTS Digital:

  • Repositório online com todas as informações e possibilidade de download, sem precisar de backup físico;
  • Filtros para gerar guias para cada trabalhador rapidamente;
  • Personalização da guia de recolhimento conforme as necessidades da empresa;
  • Relatórios online;
  • Consulta de débitos em aberto;
  • Extratos individualizados.
Continua após a publicidade

O que muda para o trabalhador?

Na prática, nada. O FGTS Digital tem como foco facilita o processo de depósito e pagamento do fundo para os empregadores. Mais detalhes sobre o programa estão em gov.br/trabalho-e-emprego. 

Se você é trabalhador e quer saber mais sobre o seu fundo, vale a pena também aprender a como checar o seu saldo do FGTS com CPF no aplicativo.