Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como fazer novo RG | Carteira de Identidade Nacional

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Fevereiro de 2024 às 08h00

Link copiado!

Reprodução/Gov.br
Reprodução/Gov.br

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) é chamada de “novo RG” justamente porque substitui o antigo documento de identificação. Começou a ser emitida nos estados brasileiros em 2022 e apresenta diversas vantagens em relação ao antecessor, como o uso do CPF como numeração de identidade única.

O que muda do RG para a CIN?

A Carteira de Identidade Nacional é mais segura do que o RG e ainda garante acesso a uma versão digital. A principal mudança com relação à segurança é o uso do CPF como único número de identificação — antes, uma pessoa poderia emitir um RG em cada unidade federativa do Brasil e ter até 27 números diferentes, o que poderia ser usado para fraudes e golpes. 

Continua após a publicidade

Como o CPF é único e intransferível, fica mais fácil usá-lo como documento oficial em todo o país.

A versão física do documento possui um QR Code de identificação e uma área de Machine Readable Zone (MRZ), a mesma tecnologia usada em passaportes, que permite o uso da CIN para viagens internacionais aos países do Mercosul, por exemplo. 

Por fim, o documento ainda pode ser acessado de forma digital a partir do aplicativo do Gov.br, o que aumenta a lista de opções disponíveis via celular (CNH, Carteira de Trabalho e cartão do SUS são alguns outros exemplos).

Como emitir a Carteira de Identidade Nacional

Continua após a publicidade

Para obter o novo RG, cada pessoa precisa agendar um horário e comparecer a uma junta da Secretaria de Segurança Pública (SSP) ou unidade da Polícia Civil do respectivo estado ou Distrito Federal. Órgãos vinculados à SSP também emitem o documento, como o Poupatempo, em São Paulo, o Ganha Tempo, no Mato Grosso do Sul e o Detran, no Rio de Janeiro.

Após o agendamento, é necessário comparecer ao local na data e no horário estipulados, portando um documento com CPF e uma cópia da certidão de nascimento ou de casamento. A primeira via da CIN é gratuita e a versão digital é liberada logo após a retirada da versão física.

Onde agendar a emissão da CIN

Até o final de fevereiro de 2024, apenas os estados de Amapá, Bahia e Roraima ainda não liberaram a emissão da Carteira de Identidade Nacional — o governo baiano prevê o lançamento do sistema a partir do mês de maio.

Continua após a publicidade

Se você reside nos demais estados, pode agendar o serviço nas seguintes plataformas:

Como fazer o novo RG em São Paulo

Pegando o estado de São Paulo como exemplo, é possível agendar o atendimento para emitir a CIN a partir do app do Poupatempo para Android e iOS:

Continua após a publicidade
  1. Abra o Poupatempo (Android | iOS);
  2. Acesse com a conta gov.br;
  3. Confirme os dados;
  4. Escolha um local para o atendimento;
  5. Selecione a data;
  6. Escolha um horário;
  7. Confirme as informações.

Vale lembrar que o pedido só pode ser feito se o CPF do indivíduo estiver regularizado com a Receita Federal — confira como fazer isso de forma online.