Como funciona o sistema de alerta de emergências da Defesa Civil
Por Marcelo Fischer Salvatico • Editado por Bruno De Blasi | •

O alerta da Defesa Civil para emergências em decorrência de desastres naturais com notificação na tela e avisos sonoros existe desde dezembro de 2024. Moradores de Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) foram os primeiros a receber o alerta entre o fim de 2024 e janeiro de 2025.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Como se cadastrar e receber informações da Defesa Civil na sua região
- Aquecimento global aumenta à medida que nuvens diminuem
O sistema é usado em outros países, como Estados Unidos e Canadá. Diferente das mensagens por SMS enviadas pela Defesa Civil, os novos avisos sobrepõem todas as outras notificações do celular, enviam um alerta sonoro e dispensam o cadastro do aparelho.
Entenda como funcionam essas notificações e como você as recebe. Neste conteúdo você encontra:
- Como funcionam os alertas da Defesa Civil
- Como faço para receber os alertas?
- Quais os tipos de alerta?
Como funcionam os alertas da Defesa Civil
O Sistema Call Broadcast envia notificações pop-up para o celular de pessoas que estão em áreas de risco de desastres naturais como tempestades, enchentes, deslizamentos de terra, granizo ou desastres causados pelo homem.
As notificações pop-up se sobrepõem às outras em seu aparelho, a fim de garantir que a pessoa verá o aviso. Dependendo da gravidade da situação, a notificação acompanha um alerta sonoro, mesmo que seu celular esteja no modo silencioso.
O sistema de notificação de alertas de desastres é desenvolvido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mas conta com a participação de órgãos regionais da Defesa Civil, do Ministério das Comunicações, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD).
O objetivo é ajudar na prevenção e no controle de desastres naturais, com avisos sobre iminência de alagamentos, enxurradas, enchentes, deslizamentos de terra e outros eventos.
A nova versão foi proposta pela Anatel em 2022 e substitui o SMS comum pelo SMS Flash, que ocupa espaço sobre a tela principal do celular.
Como faço para receber os alertas?
Com o novo sistema, qualquer dispositivo conectado a uma rede 4G ou 5G que esteja na região dos desastres pode receber o alerta. Não há necessidade de cadastro prévio para recebê-los.
Para receber os avisos de emergências por SMS é necessário se inscrever enviando um SMS para o número 40199 com o CEP do endereço que deseja acompanhar as novidades.
A Anatel pede para inserir o CEP com oito dígitos e não há necessidade de colocar o hífen ou o ponto do código. Além disso, quem deseja cadastrar mais de um endereço precisa enviar um SMS diferente com outro CEP.
Quais os tipos de alerta?
Os alertas são divididos em dois tipos: extremo e severo. Entre eles, há também variação na intensidade, que vai de 1 a 5.
Entenda como funcionam os dois tipos:
- Alerta extremo: indica um nível máximo de alerta, com ameaça a vida ou propriedades. Aponta para que se adote medidas imediatamente para se proteger;
- Alerta severo: indica que há uma urgência, mas a população tem mais tempo para tomar medidas de proteção.
Leia mais:
- 6 efeitos das mudanças climáticas que ninguém imaginava
- Por que as nuvens dos hemisférios Norte e Sul são diferentes?
- Entenda por que é errado usar dias frios para negar as mudanças climáticas
VÍDEO: Pesquisar no Google Deixou de Fazer Sentido?