Publicidade

Como funciona o sistema de alerta de emergências da Defesa Civil

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

Compartilhe:
Marcelo Salvatico/Canaltech
Marcelo Salvatico/Canaltech

O alerta da Defesa Civil para emergências em decorrência de desastres naturais com notificação na tela e avisos sonoros existe desde dezembro de 2024. Moradores de Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) foram os primeiros a receber o alerta entre o fim de 2024 e janeiro de 2025. 

O sistema é usado em outros países, como Estados Unidos e Canadá. Diferente das mensagens por SMS enviadas pela Defesa Civil, os novos avisos sobrepõem todas as outras notificações do celular, enviam um alerta sonoro e dispensam o cadastro do aparelho. 

Entenda como funcionam essas notificações e como você as recebe. Neste conteúdo você encontra:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
  • Como funcionam os alertas da Defesa Civil
  • Como faço para receber os alertas?
  • Quais os tipos de alerta?

Como funcionam os alertas da Defesa Civil

O Sistema Call Broadcast envia notificações pop-up para o celular de pessoas que estão em áreas de risco de desastres naturais como tempestades, enchentes, deslizamentos de terra, granizo ou desastres causados pelo homem.

As notificações pop-up se sobrepõem às outras em seu aparelho, a fim de garantir que a pessoa verá o aviso. Dependendo da gravidade da situação, a notificação acompanha um alerta sonoro, mesmo que seu celular esteja no modo silencioso.

O sistema de notificação de alertas de desastres é desenvolvido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mas conta com a participação de órgãos regionais da Defesa Civil, do Ministério das Comunicações, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD). 

O objetivo é ajudar na prevenção e no controle de desastres naturais, com avisos sobre iminência de alagamentos, enxurradas, enchentes, deslizamentos de terra e outros eventos.

A nova versão foi proposta pela Anatel em 2022 e substitui o SMS comum pelo SMS Flash, que ocupa espaço sobre a tela principal do celular.

Como faço para receber os alertas?

Continua após a publicidade

Com o novo sistema, qualquer dispositivo conectado a uma rede 4G ou 5G que esteja na região dos desastres pode receber o alerta. Não há necessidade de cadastro prévio para recebê-los.

Para receber os avisos de emergências por SMS é necessário se inscrever enviando um SMS para o número 40199 com o CEP do endereço que deseja acompanhar as novidades.

A Anatel pede para inserir o CEP com oito dígitos e não há necessidade de colocar o hífen ou o ponto do código. Além disso, quem deseja cadastrar mais de um endereço precisa enviar um SMS diferente com outro CEP. 

Continua após a publicidade

Quais os tipos de alerta?

Os alertas são divididos em dois tipos: extremo e severo. Entre eles, há também variação na intensidade, que vai de 1 a 5.

Entenda como funcionam os dois tipos:

  • Alerta extremo: indica um nível máximo de alerta, com ameaça a vida ou propriedades. Aponta para que se adote medidas imediatamente para se proteger;
  • Alerta severo: indica que há uma urgência, mas a população tem mais tempo para tomar medidas de proteção.
Continua após a publicidade

Leia mais:

VÍDEO: Pesquisar no Google Deixou de Fazer Sentido?