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Como se cadastrar no portal Emprega Brasil e concorrer a vagas

Por  • Editado por  Bruno Salutes  | 

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Annie Spratt/Unsplash. Montagem: Canaltech
Annie Spratt/Unsplash. Montagem: Canaltech

O portal Emprega Brasil é um site que disponibiliza vagas de emprego em diferentes áreas profissionais e em diversos estados do país. Criada originalmente pelo extinto Ministério do Trabalho, a plataforma agrupa todas as etapas de um processo seletivo, incluindo a inscrição, agendamento de entrevistas e acompanhamento de oportunidades.

Para começar a usar o Emprega Brasil, é necessário ter uma conta gov.br, uma vez que se trata de um serviço do Governo Federal. Aprenda no tutorial a seguir como se cadastrar no portal Emprega Brasil e concorrer a vagas de emprego.

Como se cadastrar no portal Emprega Brasil

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É possível se cadastrar no portal Emprega Brasil usando um navegador de internet no computador ou celular. Neste exemplo, vamos mostrar o site no PC, pois a visualização é melhor.

Se preferir, você ainda pode baixar o aplicativo gov.br no seu celular Android ou iPhone (iOS) e completar o cadastro por lá.

  1. Acesse o site Emprega Brasil. No canto superior direito, clique em “Cadastrar”;

  2. Na tela seguinte, clique em “Entrar com gov.br” para ser redirecionado a uma nova página;

  3. Informe o número do seu CPF e clique em “Continuar”;

  4. Agora, você tem a opção de usar um dos bancos disponíveis para criar sua conta. Se não preferir esse método, clique em “Tentar de outra forma”;

  5. Responda a algumas perguntas, como data de nascimento e nome da mãe, e clique em “Confirmar”;

  6. Digite o código de segurança enviado por e-mail ou SMS;

  7. Crie uma senha para a conta gov.br.

E pronto. Com a conta gov.br criada, agora podemos prosseguir para a etapa de se cadastrar em vagas de trabalho no Emprega Brasil.

Como encontrar vagas no site Emprega Brasil

  1. Volte ao site Emprega Brasil. No canto superior direito, clique em “Entrar”;

  2. Insira seu CPF e a senha da sua conta gov.br. Clique em “Entrar”;

  3. De volta ao portal Emprega Brasil, clique em “Perfil Profissional”;

  4. Selecione “Atualizar Perfil Profissional”, se você já tem um currículo cadastrado, ou “Montar Currículo”, para montar um currículo do zero;

  5. Volte novamente para o Emprega Brasil e clique em “Vagas de Emprego”;

  6. Você verá uma lista com vagas disponíveis no momento;

  7. Use o menu lateral para filtrar vagas, incluindo por faixa salarial, município, bairro e setor;

  8. Clique em uma das vagas para ler uma descrição. Se você se interessar, clique em “Quero essa vaga”.

Em quais estados o portal Emprega Brasil está disponível?

O Emprega Brasil funciona em todo o país. Entretanto, as vagas dependem da contratação de empresas em cada estado. Você verá uma relação de vagas disponíveis assim que acessar o portal, mesmo se as oportunidades forem em outros municípios.

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Posso pesquisar manualmente por vagas de emprego?

Não. O Emprega Brasil não permite buscar vagas por conta própria. As vagas são selecionadas a partir do seu perfil profissional e interesse em participar dos processos seletivos.

Por que não aparece nenhuma vaga para mim?

O Emprega Brasil exibe vagas de acordo com o seu perfil profissional e objetivos no mercado de trabalho. Se não encontrar vagas, você pode atualizar seus dados cadastrais e de currículo para então tentar fazer uma nova busca.

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O Emprega Brasil tem aplicativo para celular?

Não. Contudo, o tutorial pode ser feito no aplicativo Sine Fácil, do Ministério da Economia, e reúne as mesmas informações citadas no passo a passo. Lembrando que você também precisa fazer login com sua conta gov.br, que também é usada para acessar serviços como Meu INSS e o cartão do SUS, para conseguir utilizar a plataforma.

Fonte: Portal Emprega Brasil (1, 2, 3)