Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como se cadastrar no portal Emprega Brasil e concorrer a vagas

Por| Editado por Bruno Salutes | 05 de Abril de 2022 às 07h00

Link copiado!

Annie Spratt/Unsplash. Montagem: Canaltech
Annie Spratt/Unsplash. Montagem: Canaltech

O portal Emprega Brasil é um site que disponibiliza vagas de emprego em diferentes áreas profissionais e em diversos estados do país. Criada originalmente pelo extinto Ministério do Trabalho, a plataforma agrupa todas as etapas de um processo seletivo, incluindo a inscrição, agendamento de entrevistas e acompanhamento de oportunidades.

Para começar a usar o Emprega Brasil, é necessário ter uma conta gov.br, uma vez que se trata de um serviço do Governo Federal. Aprenda no tutorial a seguir como se cadastrar no portal Emprega Brasil e concorrer a vagas de emprego.

Como se cadastrar no portal Emprega Brasil

Continua após a publicidade

É possível se cadastrar no portal Emprega Brasil usando um navegador de internet no computador ou celular. Neste exemplo, vamos mostrar o site no PC, pois a visualização é melhor.

Se preferir, você ainda pode baixar o aplicativo gov.br no seu celularAndroid ou iPhone (iOS) e completar o cadastro por lá.

  1. Acesse o site Emprega Brasil. No canto superior direito, clique em “Cadastrar”;

  2. Na tela seguinte, clique em “Entrar com gov.br” para ser redirecionado a uma nova página;

  3. Informe o número do seu CPF e clique em “Continuar”;

  4. Agora, você tem a opção de usar um dos bancos disponíveis para criar sua conta. Se não preferir esse método, clique em “Tentar de outra forma”;

  5. Responda a algumas perguntas, como data de nascimento e nome da mãe, e clique em “Confirmar”;

  6. Digite o código de segurança enviado por e-mail ou SMS;

  7. Crie uma senha para a conta gov.br.

E pronto. Com a conta gov.br criada, agora podemos prosseguir para a etapa de se cadastrar em vagas de trabalho no Emprega Brasil.

Continua após a publicidade

Como encontrar vagas no site Emprega Brasil

  1. Volte ao site Emprega Brasil. No canto superior direito, clique em “Entrar”;

  2. Insira seu CPF e a senha da sua conta gov.br. Clique em “Entrar”;

  3. De volta ao portal Emprega Brasil, clique em “Perfil Profissional”;

  4. Selecione “Atualizar Perfil Profissional”, se você já tem um currículo cadastrado, ou “Montar Currículo”, para montar um currículo do zero;

  5. Volte novamente para o Emprega Brasil e clique em “Vagas de Emprego”;

  6. Você verá uma lista com vagas disponíveis no momento;

  7. Use o menu lateral para filtrar vagas, incluindo por faixa salarial, município, bairro e setor;

  8. Clique em uma das vagas para ler uma descrição. Se você se interessar, clique em “Quero essa vaga”.

Em quais estados o portal Emprega Brasil está disponível?

O Emprega Brasil funciona em todo o país. Entretanto, as vagas dependem da contratação de empresas em cada estado. Você verá uma relação de vagas disponíveis assim que acessar o portal, mesmo se as oportunidades forem em outros municípios.

Continua após a publicidade

Posso pesquisar manualmente por vagas de emprego?

Não. O Emprega Brasil não permite buscar vagas por conta própria. As vagas são selecionadas a partir do seu perfil profissional e interesse em participar dos processos seletivos.

Por que não aparece nenhuma vaga para mim?

O Emprega Brasil exibe vagas de acordo com o seu perfil profissional e objetivos no mercado de trabalho. Se não encontrar vagas, você pode atualizar seus dados cadastrais e de currículo para então tentar fazer uma nova busca.

Continua após a publicidade

O Emprega Brasil tem aplicativo para celular?

Não. Contudo, o tutorial pode ser feito no aplicativo Sine Fácil, do Ministério da Economia, e reúne as mesmas informações citadas no passo a passo. Lembrando que você também precisa fazer login com sua conta gov.br, que também é usada para acessar serviços como Meu INSS e o cartão do SUS, para conseguir utilizar a plataforma.

Fonte: Portal Emprega Brasil (1, 2, 3)