Como consultar o cartão do SUS online | Cartão SUS Digital

Como consultar o cartão do SUS online | Cartão SUS Digital

Por Kris Gaiato | Editado por Bruno Salutes | 04 de Abril de 2022 às 12h10
(Imagem: Reprodução/Prefeitura de Cajamar)

Cidadãos que querem utilizar o Sistema Unificado de Saúde devem portar o número de cadastro no momento da solicitação de consultas e procedimentos. Felizmente, hoje é possível acessar o cartão do SUS online e, a partir dele, obter essa informação.

Ainda que seja possível retirar o cartão físico em algumas unidades de saúde, a opção digital é a mais prática. Para acessá-la, o usuário não leva mais do que alguns segundos. Além disso, o processo não é nada burocrático: basta ter uma conta gov.br ativa. O acesso fica por conta da plataforma ConecteSUS, que reúne todos os serviços digitais do Sistema Único de Saúde, como a Carteira Nacional de Vacinação.

1. Com o ConecteSUS (Android l iOS l Web) instalado no seu celular, acesse a aplicação e realize o login. Para tanto, informe o CPF e a senha de acesso. Caso não tenha cadastro, crie sua conta no gov.br;

2. Depois, clique no ícone de cartão no centro da tela. É nesse momento que você pode acessar a carteira de vacinação, o certificado de vacina contra a COVID-19 ou, finalmente, o cartão do SUS digital;

3. Depois de selecionar a opção desejada, você verá o documento na tela do aplicativo. Com o botão central, é possível exibir o QR Code do cartão. Nos ícones localizados no canto superior direito, você pode salvar o arquivo no celular (e depois imprimir) ou enviá-lo para algum outro app, como o WhatsApp.

Para obter o cartão do SUS digital, basta acessar o ConecteSUS e abrir o documento (Captura: Kris Gaiato)

Como consultar o cartão do SUS pelo CPF

Ao que tudo indica, já existiu um site que permitia emitir o cartão do SUS digital a partir do CPF. Com a implementação do ConecteSUS, parece que a página foi descontinuada. Agora, essa informação se limita às unidades físicas de saúde e ao aplicativo.

Para retirar o seu cartão pessoalmente, vá ao local responsável na sua cidade com o documento de identificação oficial com foto e o CPF. Em alguns casos, podem solicitar um comprovante de residência recente. Em geral, a entrega é imediata. Caso prefira o método digital, você já sabe o que fazer.

Como imprimir o cartão do SUS online

Já tem acesso ao documento digital, mas quer uma versão física? Basta baixar o arquivo e realizar sua impressão. Faça o login no ConecteSUS e, como explicado anteriormente, acesse o cartão do SUS. Para imprimir, clique no ícone de “Salvar” ou “Compartilhar”. Depois, basta enviar o arquivo para a sua impressora ou ir à uma gráfica.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.