Como conseguir o cartão do SUS pela internet

Como conseguir o cartão do SUS pela internet

Por Kris Gaiato | Editado por Bruno Salutes | 29 de Julho de 2021 às 08h10
(Imagem: Reprodução/Prefeitura de Cajamar)

O Cartão Nacional de Saúde (CNS) serve para identificar cidadãos registrados no Sistema Único de Saúde, inclusive em iniciativas como as campanhas de vacinação. Portanto, é essencial ter acesso a esse cartão, sobretudo em um cenário de pandemia. Mas, caso você tenha perdido a versão física ou não esteja com ela por algum motivo, é possível obter o cartão do SUS pela internet.

Através da plataforma Conecte SUS (Android l iOS l Web), você pode acessar não apenas o seu CNS, mas todos os serviços digitais do Sistema Único de Saúde. Disponível para nas versões para Web e mobile, a plataforma utiliza o login do portal Gov.br. Confira, a seguir, o passo a passo detalhado.

Como obter o cartão do SUS pela internet

Passo 1: acesse o site Conecte SUS e, na página inicial, role a tela para baixo. Localize e clique no botão “Entrar com Gov”, destacado em azul;

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Role a tela até encontrar o botão de acesso. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 2: agora, faça o login na sua conta do portal Gov.br. Para tanto, insira o número do seu CPF e clique em “Avançar”. Caso ainda não tenha cadastro, selecione o botão “Crie sua conta gov.br”, à esquerda da tela;

Faça o se login utilizando o CPF. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 3: em seguida, insira a sua senha e toque em “Entrar”;

Caso seja necessário, toque no comando "Esqueci minha senha". (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 4: com isso, você acessará o Conecte SUS. Para obter o cartão do SUS, basta você tocar no símbolo de cartão, no canto inferior direito da tela. Mas, vale destacar que o número do CNS também é exibido na parte superior da tela, juntamente com o seu nome completo e o CPF;

O número do CNS, que identifica cada cidadão no Sistema Único de Saúde, também é exibido na parte superior da página. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 5: o cartão exibe o seu nome, bem como número de registro no Sistema Único de Saúde. 

Para acessar o QR Code do seu cartão, basta tocar no botão abaixo dele. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Pronto! Agora você já sabe como obter o cartão do SUS pela internet. Vale destacar que essa função também está disponível nos aplicativos para Android e iOS e, como explicamos em um outro tutorial do Canaltech, a forma de acesso é bastante parecida.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.