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CTPS | Como fazer a sua Carteira de Trabalho Digital

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Junho de 2023 às 16h55

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(Imagem: Dataprev/Montagem: Kris Gaiato)
(Imagem: Dataprev/Montagem: Kris Gaiato)

Você só precisa de um dispositivo conectado à internet para “fazer” a Carteira de Trabalho Digital. Desde 2019, o documento substitui a versão física da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e pode ser usado para conferir contratos de admissão ou solicitar benefícios.

Não é necessário ir a um órgão público para emitir o documento, como era feito antigamente — qualquer cidadão brasileiro com CPF já tem direito a uma Carteira de Trabalho Digital, vinculada aos dados do eSocial. Portanto, no momento da contratação, você pode informar o CPF para que a empresa siga com o registro.

Por outro lado, é muito importante ativar a Carteira de Trabalho Digital para acompanhar todos os contratos prévios e manter informações atualizadas.

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Como obter a Carteira de Trabalho Digital

O cadastro na plataforma do Emprega Brasil é feito com o login único do Gov.br. Se você ainda não possui uma conta nesse serviço, é necessário criar um cadastro com CPF. Caso não lembre as credenciais, você pode recuperar a senha via computador ou celular.

No computador

  1. Acesse servicos.mte.gov.br;
  2. Clique em “Entrar com gov.br”;
  3. Pressione “Autorizar”;
  4. Preencha com dados pessoais;
  5. Responda a um questionário sobre sua carreira profissional;
  6. No painel do Emprega Brasil, clique em “Carteira de Trabalho Digital”;
  7. Veja a versão digital do documento.
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Caso você precise de uma segunda via da Carteira de Trabalho, pode selecionar o botão “Imprimir carteira” e fazer o download.

No celular

  1. Baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital (Android | iOS);
  2. Acesse “Entrar com Gov.br”;
  3. Faça login com CPF e senha;
  4. Toque em “Autorizar”;
  5. Acesse os dados da CTPS.
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Como ver todos os detalhes da CTPS Digital

Para acessar detalhes do contrato e opções sobre benefícios trabalhistas, é necessário aumentar o nível de segurança da conta Gov.br. Existem diversos métodos para alcançar os selos prata e ouro do serviço, como cadastro do Internet Banking, reconhecimento facial e dados da CNH Digital.

O que acontece com a Carteira de Trabalho física?

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A CTPS de papel não é mais utilizada para registros, mas o Ministério do Trabalho recomenda que você guarde o documento físico, principalmente nos casos de carteiras mais antigas.

Como usar a CTPS Digital no momento da contratação?

Nesse processo, você só precisa informar o número do CPF. Essa informação é suficiente para o empregador encontrar o seu registro na base de dados do eSocial e avançar com o cadastro do contrato trabalhista.

Em quais casos posso emitir a Carteira de Trabalho física?

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O documento em papel só pode ser usado por pessoas contratadas em órgãos públicos ou internacionais. Nesse caso, é necessário enviar um e-mail com o agendamento para trabalho.(uf)@economia.gov.br, trocando o espaço “(uf)” pela sigla do seu estado (trabalho.sp@economia.gov.br para o estado de São Paulo, por exemplo).

Os documentos exigidos no e-mail são:

  • CPF;
  • Documento de identificação com foto;
  • Comprovante de residência com CEP;
  • Comprovante de estado civil (certidão de nascimento ou de casamento);
  • Foto 3x4.

O que fazer quando os dados estão errados?

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Ao encontrar uma inconsistência com um registro antigo, não é necessário acionar nenhum órgão. O sistema da Carteira de Trabalho é atualizado constantemente e altera informações incorretas na plataforma.

A Carteira de Trabalho mantém informações importantes, como o número do PIS, e ainda pode ser usada para solicitar benefícios trabalhistas, como o Seguro-Desemprego e o Abono Salarial do PIS.