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Como se cadastrar no Meu INSS | Guia completo

Por| Editado por Bruno Salutes | 08 de Setembro de 2022 às 11h00

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Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech

Saber como se cadastrar no Meu INSS é importante para consultar serviços da Previdência Social. Isso inclui a tão sonhada aposentadoria, já que através do site ou aplicativo você pode ver uma estimativa daqui quantos anos o benefício estará disponível.

É possível usar o Meu INSS para tirar informe de rendimentos, emitir extrato de pagamentos e até fazer prova de vida. Tudo na tela do celular ou computador.

Como se cadastrar no Meu INSS

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O Meu INSS é um dos vários serviços que exigem a criação de uma conta no Gov.br, que é o portal do Governo Federal para centralizar mais de três mil serviços digitais. Portanto, se quiser cortar caminho para se cadastrar no INSS, primeiro crie uma conta Gov.br.

No computador:

  1. Acesse o site “meu.inss.gov.br" (sem aspas);

  2. Clique em “Entrar com gov.br”;

  3. Insira seu CPF e clique em “Continuar”;

  4. Digite a senha da sua conta Gov.br e clique em “Entrar”;

  5. Se ainda não tiver uma conta Gov.br, informe seu nome completo e concorde com os termos de uso;

  6. Marque o campo “Não sou um robô” e selecione as imagens solicitadas;

  7. Confirme os dados do cadastro, incluindo nome da mãe e data de nascimento completa;

  8. Escolha como deseja receber o código de ativação (e-mail ou SMS);

  9. Digite o código recebido e crie uma senha.
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No celular:

  1. Baixe e abra o aplicativo Meu INSS no Android e iPhone (iOS);

  2. Aceite os termos de uso do aplicativo e toque em “Entrar com gov.br”;

  3. Insira seu CPF e toque em “Continuar”;

  4. Digite a senha da sua conta Gov.br e toque em “Entrar”;

  5. Se ainda não tiver uma conta Gov.br, informe seu nome completo e concorde com os termos de uso;

  6. Marque o campo “Não sou um robô” e selecione as imagens solicitadas;

  7. Confirme os dados do cadastro, incluindo nome da mãe e data de nascimento completa;

  8. Escolha como deseja receber o código de ativação (e-mail ou SMS);

  9. Digite o código recebido e crie uma senha.

E pronto.

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Como o cadastro no Meu INSS depende apenas da criação de uma conta no Gov.br, o acesso à plataforma fica mais fácil. Assim que você fizer login, já poderá consultar os serviços disponíveis na página.

Por que não consigo fazer cadastro no Meu INSS?

É fundamental que, durante o cadastro inicial da sua conta no Gov.br, você responda as perguntas corretamente para evitar problemas na inscrição. Se alguma questão for respondida de forma incorreta, a plataforma bloqueia seu acesso temporariamente por um período de 24 horas. Retorne após esse prazo e tente novamente.

Para mais dúvidas sobre serviços do INSS, você também pode ligar no número 135.

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Quais serviços posso acessar no Meu INSS?

No site ou aplicativo do Meu INSS, você tem acesso aos seguintes serviços do Governo Federal:

  • Simulação de aposentadoria;
  • Agendamento de perícia;
  • Cumprimento de exigência;
  • Resultado de benefício por incapacidade;
  • Laudos médicos;
  • Cópia de processo;
  • Declaração de beneficiário;
  • Declaração de atividade;
  • Bloqueio e desbloqueio de empréstimo;
  • Extrato de Contribuição (CNIS);
  • Extrato de pagamento;
  • Extrato de empréstimo;
  • Extrato de imposto de renda;
  • Carta de concessão.
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Alguns serviços, como emissão de guia de pagamento (GPS), calendário de pagamentos e localização de agências do INSS, não exigem que você faça login com senha na sua conta Gov.br. Basta abrir o aplicativo, sem estar logado, e selecionar o serviço na tela inicial.