Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

INSS | Como fazer prova de vida pelo celular

Por| Editado por Bruno Salutes | 16 de Maio de 2022 às 10h20

Link copiado!

Divulgação/Gov.br
Divulgação/Gov.br

Você sabe como fazer prova de vida pelo celular? Quem recebe benefícios e pensões do INSS precisa fazer essa validação uma vez por ano, no mês do aniversário. Com a ajuda de aplicativos, é possível realizar a sua prova em casa, sem a necessidade de ir a uma agência.

Para realizar esse processo, você precisa ter uma conta no portal Gov.br e instalar dois aplicativos no seu celular: o Meu INSS (Android | iOS) e o Gov.br (Android | iOS). O app do INSS é usado para fazer o pedido da prova de vida e acompanhar a sua solicitaçao, enquanto a verificação facial é feita pelo Gov.br.

Quem pode fazer a prova de vida do INSS pelo celular?

Continua após a publicidade

Além de uma conta Gov.br, a pessoa também precisa ter biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). Já baixou os apps? Então confira, a seguir, como fazer prova de vida pelo celular.

Como fazer a prova de vida do INSS pelo celular

Pelo aplicativo Meu INSS

  1. Abra o Meu INSS e faça login com a sua conta Gov.br;

  2. Em seguida, na lista de serviços, procure por “Prova de vida”;

  3. A próxima tela do app solicitará o download do Gov.br. Caso já tenha o aplicativo, siga os próximos passos.
Continua após a publicidade

Pelo aplicativo Gov.br

  1. Abra o Gov.br e acesse com sua conta. Na tela inicial, selecione a aba “Prova de vida”;

  2. Em seguida, o seu pedido pendente de prova de vida será exibido em uma lista. Toque para abrir uma nova página e selecione “Autorizar”;

  3. Depois, é hora de fazer o reconhecimento facial. Leia as instruções, toque em “Fazer reconhecimento facial” e autorize o uso da câmera pelo aplicativo;

  4. Posicione seu rosto na moldura e faça o reconhecimento facial pelo Gov.br.
Continua após a publicidade

Pronto! Após o reconhecimento facial, o Gov.br exibirá um aviso de biometria autorizada. Para acompanhar o andamento da sua solicitação, é necessário abrir o Meu INSS novamente e acessar a tela de prova de vida. Quando estiver concluída, um número de protocolo será disponibilizado para confirmar o processo.