Como fazer o RG único | Carteira de Identidade Digital
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno Salutes |
O RG único é a nova carteira de identidade nacional. O documento, que pode ser recebido em versão física ou digital, utiliza o número do seu CPF para identificação sendo emitido em todo o território nacional. O novo formato do documento foi anunciado em fevereiro de 2022, a partir de decreto presidencial.
Os órgãos emissores de todos os estados e do Distrito Federal possuem até 6 de março de 2023 para se adequarem à mudança e permitir a emissão da carteira de identidade. A seguir, saiba mais sobre o que é o RG único, como fazer e quais as diferenças para outros documentos.
O que é o RG único
A nova Carteira de Identidade digital, ou RG único, é um documento unificado para substituir o RG convencional. Com essa nova carteira, não são mais criados números diferentes para o RG e o CPF: apenas o número do seu CPF é utilizado para identificação.
Uma das principais vantagens do RG único envolve a unificação e a segurança contra golpes. Anteriormente, caso precisasse emitir um RG em outro estado, um número novo era gerado, porque bases de dados estaduais não eram integrados. Ou seja: uma única pessoa poderia ter até 27 números diferentes de RG. Isso gera confusão na hora de cruzar informações facilitava o uso para fraudes.
O novo documento é autenticado por QR Code e conta com um código MRZ, usado em passaportes. As informações incluem o nome completo, nome social, data de nascimento, foto 3x4, matrícula de certidão de nascimento, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, entre outros. Também permite incluir dados opcionais, como tipo sanguíneo e outras informações particulares de saúde. A Carteira de Identidade é emitida na versão física, em papel ou plástico, e disponibilizada digitalmente pelo aplicativo Gov.br (Android | iOS) quando estiver pronta.
Como fazer o RG único
A emissão da Carteira de Identidade é feita de forma presencial. Para fazer o seu RG único, é necessário ir ao órgão emissor da sua cidade e levar a certidão de nascimento ou casamento.
Em seguida, o órgão emissor validará o cadastro com a plataforma Gov.br e irá informar o prazo para retirar a versão física do documento. Após a retirada, você também poderá acessar a Carteira de Identidade Digital pelo celular, com o aplicativo Gov.br, na área “Carteira”.
O decreto para a criação do novo documento entrou em vigor a partir do dia 1º de março de 2022. Todos os órgãos emissores do Brasil possuem o prazo até 6 de março de 2023 para regularizarem o cadastro e a emissão da Carteira de Identidade. Portanto, para descobrir se já pode solicitar seu documento, é necessário entrar em contato com os respectivos órgãos.
Quem precisa tirar o novo RG
A nova versão da Carteira de Identidade também altera o prazo de validade para quem possui RG no formato antigo. Para crianças de 0 a 12 anos de idade, o RG no formato anterior tem validade de até 5 anos. Pessoas com 12 a 60 anos ainda possuem prazo de validade por 10 anos. Já os idosos com idade acima de 60 anos conseguem usar o RG antigo por tempo indeterminado.
Porém, mesmo antes do prazo de validade, qualquer solicitação de um novo RG já será adequada ao formato único. Caso já tenha o RG único e precise emitir o documento em outra unidade da federação, é possível receber uma segunda via, e não um número novo.