Como fazer o Título de Eleitor online

Como fazer o Título de Eleitor online

Por Kris Gaiato | Editado por Bruno Salutes | 24 de Março de 2022 às 17h10

Se antes era preciso enfrentar longas filas para obter documentos importantes, muitos já podem ser emitidos pela internet. E, com a proximidade das eleições, você deve estar se perguntando como fazer o Título de Eleitor online.

O processo, além de digital, é relativamente simples. Essa e outras solicitações são viabilizadas pelo site “Título Net” — a medida é válida desde 2020 e surgiu para facilitar a vida do cidadão. Através da plataforma, ainda é possível alterar a localidade do título e regularizar a sua situação eleitoral, se necessário for.

Para emitir o título, é preciso ter 16 anos ou mais. Apesar disso, a participação eleitoral é obrigatória somente aos 18 anos de idade. Dessa vez, o prazo é até 04 de maio e, para evitar imprevistos, é melhor não deixar para a última hora. Antes de iniciar o processo de solicitação, reúna os seguintes documentos:

  • Documento oficial de identidade com foto;
  • Comprovante de residência recente;
  • Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (se houver débito);
  • Comprovante de quitação de serviço militar (exigência para a parcela masculina da população que tenha 18 anos ou mais).

Como tirar o Título de Eleitor pela primeira vez

1. Acesse o Titulo Net e, na página inicial, insira o seu estado. Clique em “Próximo” e leia as informações importantes. Confira os documentos necessários e avance. Agora é hora de inserir alguns dados. No primeiro campo, selecione a opção “Não tenho (título de eleitor)”. Informe o seu nome, sua data de nascimento e o nome dos seus pais;

Para fazer o Título de Eleitor online, prefira acessar a plataforma pelo computador (Captura: Kris Gaiato)

2. Continue completando a ficha com as suas informações e, ao final desse processo, deslize a tela para baixo. Ao final dela, estarão os campos para enviar os documentos que você já separou;

Todos os dados necessários são sinalizados pelo ícone de asterisco (Captura: Kris Gaiato)

3. Para iniciar o envio, clique em “Selecionar arquivo” e escolha os arquivos do seu computador até completar a lista. Por fim, toque em “Próximo”.

As documentações obrigatórias são destacadas pela palavra "Sim" em vermelho à esquerda da tela (Captura: Kris Gaiato)

Siga as demais instruções do site para finalizar a sua solicitação. É importante que você saiba que a emissão do título não é imediata. Afinal de contas, o governo precisa verificar se todos os seus dados estão corretos. Acesse a página de acompanhamento para ver o status do seu título de eleitor.

Como regularizar o Título de Eleitor

Se você não está certo sobre a sua situação eleitoral, vale fazer uma consulta no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para estar em dia com a Justiça Eleitoral, é necessário atender aos seguintes requisitos:

  • Estar com o voto em dia;
  • Ter justificado as ausências;
  • Ter atendido às convocações da Justiça Eleitoral (para trabalhar como mesária ou mesário, por exemplo);
  • Ou ter quitado as multas aplicadas em caso de falta não justificada.

Caso esteja irregular, consulte os seus débitos como eleitor. Para tanto, deslize a página até o final e informe os dados solicitados. Se houver alguma multa eleitoral em seu nome, emita o boleto para pagamento no botão correspondente.

Se existirem débitos, serão exibidos os métodos de pagamento no final da consulta (Captura: Kris Gaiato)

Além da opção mais clássica, "Emitir GRU", há o botão "Pagar" que permite efetuar a quitação pelo cartão de crédito via Mercado Pago ou PicPay ou pelo PIX. No último caso, é possível realizar o pagamento pelo QR Code ou através do código numérico que será fornecido. Depois que o pagamento for processado pela Justiça Eleitoral, a pendência será removida em até 48 horas.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.