Publicidade

Google libera modo de IA na busca para mais usuários

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

Compartilhe:
Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

O Google começou a liberar o modo IA nas abas do buscador para todos os usuários nos Estados Unidos nesta terça-feira (20). O anúncio foi feito durante o evento Google I/O.

O modo de pesquisa foi anunciado em março de 2025 nos EUA, limitado a um programa de testes, mas foi liberado para todas as pessoas. Ainda não há prazo para liberação no Brasil.

Segundo o Google, o mdo IA vem como um transformador na busca tradicional da empresa. A função faz pesquisas mais complexas e visa auxiliar usuários a ter melhores respostas na web mais do que na busca tradicional no Google — de acordo com dados da companhia, as buscas ficaram duas a três vezes maiores quando feitas no modo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

"O Modo IA é a nossa pesquisa de IA mais poderosa, com raciocínio e multimodalidade mais avançados, além da capacidade de se aprofundar em perguntas complementares e links úteis para a web", afirma o Google em comunicado. 

A modalidade vai usar os melhores e mais avançados modelos do Gemini. Em seu anúncio, a empresa afirmou que, a partir desta semana, irá disponibilizar uma versão personalizada do Gemini 2.5 tanto no Modo IA quanto nas Visões Gerais de Busca nos EUA.

O modo IA funciona a partir da divisão da perguntas em tópicos que são pesquisados aprofundamente e apresentados numa página separada, sem destacar a lista de links como no método convencional. Assim, as respostas geradas são mais completas e multimodais, oferecidas em formato de texto, vídeo, imagem e links. 

Contexto pessoal no modo IA

O Google também anunciou o "Contexto Pessoal", opção que personaliza ainda mais as respostas de pesquisas nas buscas pelo modo IA.

Esse ajuste oferecerá sugestões personalizadas com base nas pesquisas anteriores. Assim como o usuário pode optar por conectar outros aplicativos do Google, começando pelo Gmail, para incorporar mais do seu contexto. 

O Contexto Pessoal será liberado gradualmente para os usuários e a integração com o Gmail será disponibilizada somente no terceiro trimestre de 2025.  

Continua após a publicidade

GALERIA: os destaques do Google I/O

Todos os anúncios do Google I/O 2025:

Continua após a publicidade

VÍDEO: Qual comprar em 2025: Galaxy S23 vs S24 vs S25 (comparativo Samsung dos 11 celulares da marca)


 

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*