Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Xbox Series X e S chegam às lojas e iniciam nova geração de consoles no Brasil

Por| 10 de Novembro de 2020 às 11h23

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft

Chegou o grande dia! A nova geração de consoles se inicia no Brasil e no mundo com o lançamento dos consoles atuais da Microsoft, o Xbox Series X e o Xbox Series S. Com propostas diferentes, esses videogames escancaram as novas diretrizes da gigante de Redmond com relação ao "gaming", com a formação da ideia de que devemos e podemos jogar onde e como quisermos, do jeito que for possível, agregando todos os gostos e bolsos.

Ambos os consoles chegam ao Brasil na mesma data do lançamento global, uma boa notícia para os fãs da marca no país e que demonstra que a Microsoft segue colocando o Brasil como um de seus principais mercados. "Estamos planejando a chegada dos novos Xbox ao Brasil desde 2018, com a ideia de trazê-los na mesma data do lançamento mundial. Foi um grande esforço por parte do time Xbox e estamos muito felizes com esse trabalho", disse Bruno Mota, Gerente Sênior de Xbox no Brasil, em entrevista ao Canaltech.

Além do trabalho para a chegada dos consoles em conformidade com outros mercados, outra boa notícia que marca o lançamento dos novos Xbox Series X e S no Brasil foi a queda nos preços antes mesmo do início das vendas. Segundo Mota, o primeiro lote de importação já havia sido feito, mas a Microsoft optou por abaixar os valores logo após o decreto de queda do IPI para os consoles e acessórios, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro há algumas semanas.

Continua após a publicidade

"Nós já havíamos feito a primeira perna de importação antes mesmo do decreto assinado pelo presidente. Mas, mesmo assim, optamos por abaixar os preços com base nas porcentagens dos impostos para dar aos jogadores uma possibilidade a mais de adquirirem nossos videogames", comentou Mota.

Vendas em lojas físicas vão acontecer

Uma das dúvidas com relação ao lançamento do Xbox Series X e S é com relação às vendas em lojas físicas. Com a pandemia de COVID-19, muitas empresas que vendem produtos importados por aqui tiverem dificuldades em abastecer os estoques dos varejistas parceiros. Segundo a Microsoft, isso foi mitigado, e será possível comprar seus novos consoles pessoalmente. Além disso, segundo Mota, a empresa trabalhou de modo que seus parceiros no Brasil oferecessem boas condições de parcelamento.

Continua após a publicidade

"Trabalhamos para que os jogadores possam adquirir os consoles nas lojas físicas em várias regiões do Brasil, mas deixamos a logística por conta das próprias varejistas, bem como a questão do parcelamento, que é algo que sabemos que é muito importante para o consumidor brasileiro", disse Mota.

Há de se lembrar, contudo, que a pré-venda do Xbox Series X chegou a ficar esgotada em várias lojas no Brasil. Mota, contudo, garante que todas as unidades serão entregues. "Não teremos problema de estoque", garante.

Continua após a publicidade

Os consoles

O Xbox Series X é o console mais poderoso já criado pela Microsoft e é, pelo menos em números, o mais potente da nova geração, sendo capaz de entregar visuais com resolução de até 8K, games que podem rodar a 120 quadros por segundo e suporte a ray tracing, que melhora a iluminação e a torna mais natural.

Com ele, está o Xbox Series S, console que tem hardware mais modesto e deixa o drive de disco de lado, servindo como uma porta de entrada para quem quiser entrar na nova geração de plataformas gastando menos.

Continua após a publicidade

Sobre o Xbox Series X

O Xbox Series X é o mais poderoso da próxima geração de consoles; mais forte até do que o PlayStation 5. É um monstro equipado com uma CPUAMD Zen 2 personalizada com oito núcleos e clock de 3,8 GHz, uma GPU AMD RNDA 2 customizada com 12 TFLOPS e 52 unidades computacionais rodando a 1,8 GHz. Tudo isso em conjunto com 16 GB de RAM GDDR6 e unidade de armazenamento SSD NVMe personalizada de 1 TB. A divisão da memória RAM será de 10 GB para a GPU, 3,5 GB para a memória padrão e 2,5 GB para o sistema operacional.

Com essas especificações, o Xbox Series X mira jogos em até 8K e com taxa de quadros de até 120 FPS. Claro que a maioria dos games nesse console rodará a 4K/60FPS, mas o salto em relação ao Xbox One X, o mais poderoso da atual geração, é bem grande — e não para por aí. Isso porque as novas arquiteturas da GPU e CPU permitirão o verdadeiro desempenho de geração nova, além, é claro, dos SSDs, que eliminarão os loadings eternos.

Continua após a publicidade

Sobre Xbox Series S

O Xbox Series S pode ser considerado uma tacada de gênio da Microsoft em termos mercadológicos. A empresa desenvolveu um console capaz de rodar os novos jogos em um desempenho aceitável, melhorar a performance de games antigos, trazer toda a arquitetura nova da AMD e custar bem menos do que os demais videogames da nova geração.

O processador do Series S é o mesmo do Series X, porém funcionando a 3,6GHz, o que também o coloca como superior ao PlayStation 5 mesmo sendo um console de entrada. As diferenças, porém, começam a aparecer naquilo que faz o videogame ser mais barato.

Continua após a publicidade

Sua GPU, que tem a mesma arquitetura do irmão maior, tem potência de apenas 4 TFLOPS. Ao invés dos 16 GB de RAM, temos 10 GB no Series S. E o SDD, que também é o mesmo, tem uma capacidade de armazenamento de apenas 512 GB. Apesar disso, poderemos ter jogos com loadings rápidos e com o tão esperado Ray Tracing, que, claro, estará presente no Xbox Series X. Há, também, a ausência de um leitor de discos, fator que contribuiu para a queda no preço.

O foco do Series S será em games que rodem em resolução de até 1440p e com taxas de quadros de até 120 FPS. Um exemplo, inclusive, foi dado em uma demonstração de Gears 5, que ficou realmente impressionante.

Preços e disponibilidade

O Xbox Series X e o Xbox Series S já estão disponíveis no mercado brasileiro em varejistas parceiros da Microsoft pelos seguintes preços:

Continua após a publicidade

Black Friday é no Canaltech Ofertas

Está chegando a época com as melhores promoções do ano! A Black Friday 2020 vai acontecer no dia 27 de novembro e promete grandes descontos em várias categorias cobiçadas pelos brasileiros, como smartphones, smart TVs, notebooks, smartwatches, pulseiras inteligentes, monitores e muitos outros eletrônicos.

Para ajudá-lo a encontrar os menores preços da internet, o Canaltech Ofertas fará a cobertura em tempo real da Black Friday, e você pode receber os descontos diretamente no seu celular ao entrar em nossos grupos de WhatsApp e Telegram. Não deixe para se preparar em cima da hora, clique no link abaixo e comece a economizar imediatamente!

Continua após a publicidade