Publicidade

Bolsonaro anuncia redução de 10% no IPI sobre videogames

Por| 26 de Outubro de 2020 às 21h20

Link copiado!

Sigmund/ Unsplash
Sigmund/ Unsplash

O presidente Jair Bolsonaro fez a alegria dos gamers ao anunciar, nesta segunda-feira (26), através de seu próprio perfil no Facebook, uma redução de 10% no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o setor de videogames. O anúncio cumpre com a promessa feita pelo próprio há duas semanas, durante uma transmissão ao vivo ao lado de Paulo Guedes, ministro da Economia; na ocasião, o presidente mandou um “abraço para os gamers”.

As novas alíquotas se dividem em três categorias: consoles e máquinas de jogos (de 40% para 30%), partes e acessórios dos consoles e das máquinas de jogos de vídeo cujas imagens são reproduzidas numa tela (de 32% para 22%) e máquinas de jogos de vídeo com tela incorporada, portáteis ou não, e suas partes (de 16% para 6%). Com isto, não apenas os consoles, mas também seus periféricos, devem ficar mais baratos em breve.

Continua após a publicidade

É impossível saber, de antemão, se as novas regras vão beneficiar a chegada da próxima geração de videogames — PlayStation 5 e Xbox Series X/S — ao nosso país. O decreto com todos os detalhes a respeito de quando a redução surtirá efeito será publicado somente nesta terça-feira (27), no Diário Oficial da União (DOU).

Vale lembrar que, embora a notícia seja realmente animadora, que existem vários outros impostos aplicados sobre os videogames, incluindo PINS, COFINS, ICMS e, em alguns casos, Imposto sobre Importação (II). Visto que a nova geração de consoles supracitada não será fabricada nacionalmente, esta última taxa também se aplicará aos produtos, o que acaba tornando seu preço final mais caro para o consumidor.

Fonte: Jair Bolsonaro/Facebook