Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Valve pode estar trabalhando em um novo Steam Controller

Por| 13 de Abril de 2020 às 11h53

Link copiado!

steam
steam
Tudo sobre Valve

Uma patente do que seria uma nova versão do Steam Controller mostra que a Valve pode não ter desistido de seu joystick proprietário, mesmo enquanto fazia os movimentos para descontinuar a versão original e vender rapidamente seu estoque restante. E a segunda edição do acessório, além de manter o design inusitado, ainda adicionaria uma nova funcionalidade: componentes removíveis, que poderiam ser trocados pelo próprio jogador.

Estamos falando de um aparelho quase modular, que poderia se moldar às necessidades de cada game ou usuário. Na patente, por exemplo, vemos um joystick que poderia ter um direcional tradicional ou um analógico de acordo com a vontade do freguês, em uma medida que, só aí, o tornaria mais adequado a games de luta, antigos ou de estratégia, por exemplo. Mais botões e opções de acessibilidade, bem como um trackpad extra, estão entre os opcionais que poderiam ser acrescentados.

Continua após a publicidade

Em uma mudança ainda mais profunda, a patente fala que o controle também poderia ter seu tamanho e formato alterados, de forma a melhor se encaixar a diferentes formatos de mãos. Da mesma maneira, ao reconhecer o layout escolhido pelo usuário, a própria plataforma Steam também poderia indicar games indicados para esse formato, principalmente se detectasse preferências do jogador, com um estilo sendo privilegiado em relação a outros, levando também a um aumento nas vendas de determinados estilos de games.

A patente de um novo Steam Controller foi registrada em 2018, mas publicada apenas agora, neste ano. As datas, também, levam a uma reflexão interessante, já que estamos falando do registro de uma nova versão do joystick justamente nos momentos antecessores a uma grande queima de estoque que levou ao esgotamento das unidades do original, fabricadas pela Valve — seria mais um sinal de que algo de novo estaria a caminho, não fosse o fato de que essa venda foi motivada pelo fracasso.

Entre críticas desfavoráveis e problemas de funcionamento, a empreitada da Valve nos hardwares próprios começou em 2015 mas não foi necessariamente brilhante, não passando nem perto de seu sucesso no mundo dos jogos digitais. As ideias diferentes em relação ao design foram, justamente, o ponto mais criticado, que teria levado o joystick a ser vendido abaixo do preço de custo em seus momentos derradeiros, se encontrando atualmente esgotado e sem nenhuma informação de um sucessor a caminho.

Continua após a publicidade

A linha do tempo de registro dessa patente indica um momento em que a Valve ainda trabalhava em ideias diferentes, mantendo o design criticado do original e adicionando a ele, apesar de a ideia de troca de componentes também atender um pouco aos reviews negativos. O acessório, então, se encontra exatamente naquele meio termo que sempre se comenta quando falamos em documentações desse tipo — o produto pode existir, ou não.

O registro de patentes pode servir como uma medida de registro de marca ou tecnologia, nem sempre indicando necessariamente a intenção de produzir um dispositivo e o trazer ao mundo real. Assim como não fez nenhum anúncio oficial sobre uma nova edição do Steam Controller, a Valve também não comentou sobre o documento nem sobre eventuais planos de continuar trabalhando no acessório.

Fonte: Tyler McVicker (Twitter), TechRadar